quinta-feira, 31 de maio de 2007

Os Dons de Deus



Um dia, um homem entrou numa loja e, estupefacto, viu um anjo atrás do balcão.
Maravilhado com aquela visão, perguntou:

- Anjo, o que vendes?
O anjo respondeu: - Todos os dons de Deus.
O homem voltou a perguntar: - E custam caro?
E a resposta do anjo foi: - Não. São de graça... é só escolher.


O homem, cheio de entusiasmo e alegria, olhou para toda a loja e viu jarras de vidro de fé, pacotes de sabedoria, caixas de felicidade ... Não estava a acreditar que poderia adquirir tudo aquilo.
- Por favor, embrulhe para mim: muito amor de Deus, bastante felicidade, abundante perdão d'Ele, amor ao próximo, paciência, tolerância...
O anjo anotou o pedido e foi separar os produtos. Ao regressar, entregou-lhe vários pacotinhos, que cabiam na palma da mão do homem.

Espantado, ele indagou: - Como é possível que me possa dar apenas esses pacotinhos?! Eu quero levar uma grande quantidade dos dons de Deus.
O anjo respondeu: - Querido amigo, na loja de Deus nós não vendemos frutos. Apenas sementes
.

terça-feira, 29 de maio de 2007

O Barbeiro


Um homem foi ao barbeiro. Enquanto este lhe cortava o cabelo, ele falava da vida e de Deus. Passado algum tempo, o barbeiro incrédulo não aguentou e disse:

- Deixa-te disso, meu amigo, Deus não existe!

- Porquê? - questionou o homem.

- Ora, se Deus existisse não haveria tantos miseráveis a morrer de fome! Olha em volta e vê quanta tristeza. Basta andar pelas ruas e observar!

- Bem, essa é a tua maneira de pensar, não é?

- Sim, claro!


O cliente pagou o corte e saiu. Á porta da barbearia, deparou-se com um mendigo imundo, com os cabelos compridos e sujos; a barba desgrenhada, suja, abaixo do pescoço. Não se conteve, deu meia volta e interpelou o barbeiro:

- Queres saber uma coisa? Não acredito em barbeiros!

- Como?

- Sim, se existissem barbeiros, não haveria pessoas de cabelos e barbas compridas!

- Ora - respondeu o barbeiro - eles estão assim porque querem. Se desejassem mudar, viriam até mim!

- Agora, tu compreendes-te! - afirmou o homem.

sábado, 26 de maio de 2007

Verdadeiro Amor


Um homem bastante idoso entrou numa clínica para lhe fazerem um curativo na sua mão ferida, e logo se confessou muito apressado porque estava atrasado para um compromisso.
Enquanto o tratava, o jovem médico quis saber o motivo da sua pressa e ele disse que precisava de ir a um Lar de Idosos tomar o pequeno almoço com a sua mulher que vivia lá há bastante tempo...
A sua mulher sofria da doença de Alzheimer em estágio bastante avançado...
Enquanto terminava o curativo, o médico perguntou-lhe se ela não ficaria assustada pelo facto de ele estar atrasado.
-" Não, disse ele. Ela já não sabe quem eu sou. Há quase cinco anos que ela não me reconhece..."
Intrigado o médico pergunta-lhe:
-"Mas se ela já não sabe quem é o senhor, por que essa necessidade premente de estar com ela todas as manhãs?"
O velho sorriu, deu uma palmadinha na mão do médico e disse:
-"É verdade, ela não sabe quem eu sou, mas eu sei muito bem QUEM ELA É"
Enquanto o velhinho saía apressado, o jovem médico sorria emocionado e pensava:
-"Esta é a qualidade de amor que eu gostaria para a minha vida"


O Amor não se resume à atracção física, à paixão e ao romantismo...
O Amor verdadeiro é a aceitação
DE TUDO O QUE O OUTRO É....
DE TUDO QUE O OUTRO FOI....
DO QUE SERÁ....
DO QUE JÁ NÃO É......

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Para ti, que te amo como o Amor ama...


Vai alta no céu a lua da Primavera
Penso em ti e dentro de mim estou completo.

Corre pelos vagos campos até mim uma brisa ligeira.
Penso em ti, murmuro o teu nome; e não sou eu: sou feliz.

Amanhã virás, andarás comigo a colher flores pelo campo,
E eu andarei contigo pelos campos ver-te colher flores.
Eu já te vejo amanhã a colher flores comigo pelos campos,
Pois quando vieres amanhã e andares comigo no campo a colher flores,
Isso será uma alegria e uma verdade para mim.
Alberto Caeiro

terça-feira, 22 de maio de 2007

Escrever


A maioria dos estudantes pensa que escrever é colocar ideias, insights e visões no papel. Acham que, primeiramente, precisam ter alguma coisa a dizer antes que possam efectivamente escrevê-la. Para eles, escrever é um pouco mais do que registar um pensamento preexistente. Porém, com esta abordagem, o verdadeiro acto de escrever torna-se impossível. Escrever é um processo no qual descobrimos aquilo que vive dentro de nós. O próprio escrever revela o que está vivo (...) A mais profunda satisfação ao escrever é exactamente que este acto abre novos espaços dentro de nós dos quais não tínhamos consciência antes de começar a escrever. Escrever é embarcar numa jornada cujo destino final não sabemos." - Henri Nouwen

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Amizade


Amigos são aqueles com quem podemos viver sem máscaras, porque não tememos ser rejeitados. Amigo é aquele que te conhece por dentro e, mesmo assim, continua teu amigo. O vosso relacionamento extrapolou a fase dos possíveis desapontamentos e condições para a manutenção da amizade. A Bíblia diz que "há amigo mais chegado que um irmão". A ami­zade é o espaço privilegiado do crescimento pessoal, pois "Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro". E não te esqueças, "fer­ro com ferro" implica atrito, e todo o atrito aquece e faz faísca. Por isso, amigos que não se estranham, que não de­batem pontos de vista divergentes, que não se questionam mutuamente, na verdade, não são amigos. "Melhor é a repreensão feita abertamente do que o amor oculto", isto é, a amizade que sobrevive às custas da omis­são reflecte um amor de pouco valor.


Um amigo de verdade não é alguém que pode resolver todos os teus problemas ou tem respostas para todas as perguntas. Também não é alguém que vai embora quando não há nenhuma solução ou resposta, mas fica contigo, permanece fiel. Muitas vezes, quem nos dá maior conforto não é a pessoa que diz: "Faz isso, diz aquilo, vá lá"; mas quem, mesmo se não há nenhum bom conselho para dar, afirma: "Não importa o que acontecer, eu sou teu amigo; tu podes contar comigo". Quanto mais velho te tornas, mais descobres que tua alegria e felicidade dependem de tais amizades. O grande segredo da vida é que o sofrimento frequentemente pa­rece ser tão insuportável que pode tornar-se, na compaixão, uma fonte de vida e esperança novas. A amizade é um dos maiores dons que um ser humano pode receber. É um vínculo que ultrapassa objectivos, interesses ou histórias em comum. É um vínculo mais for­te do que aquele que a união sexual pode criar, mais profundo do que o que um destino partilhado pode solidificar, e ainda pode ser mais íntimo que os laços do matrimónio ou da comunidade. A ami­zade é estar com o outro na alegria e na tristeza, mesmo quando não podemos aumentar a alegria e diminuir a tristeza. É uma união de almas que confere nobreza e sinceridade ao amor, fazendo a vida brilhar intensamente. Abençoados são aqueles que dão a vida pelos amigos.


Autor desconhecido

terça-feira, 15 de maio de 2007

O QUE É SER FELIZ?


Quem conquista uma vida feliz? Será que são as pessoas mais ricas do mundo, os políticos mais poderosos e os intelectuais mais brilhantes?
Não! São os que alcançam qualidade de vida no palco da sua alma. Os que se libertam da prisão do medo. Os que superam a ansiedade, vencem o mau humor, transcendem os seus traumas. São os que aprendem a velejar nas águas da emoção. Tu sabes velejar nessas águas ou passas a vida a afundar-te?


Ser feliz não é ter um céu sem tempestades, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem decepções. Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros.
Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza. Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos. Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato.


Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver a vida, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas uma conquista de quem sabe viajar para dentro do seu próprio ser.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e tornar-se autor da sua própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus em cada manhã pelo milagre da vida.

Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. É beijar os filhos, ter parzer com os pais e ter momentos poéticos com os amigos, mesmo que eles nos magoem.


Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de cada um de nós. É ter maturidade para dizer “eu errei”. É ter ousadia para dizer “perdoa-me”. É ter sensibilidade para expressar “eu preciso de ti”. É ter capacidade de dizer “eu amo-te”.


Ser feliz não é ter uma vida perfeita. Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Usar as perdas para refinar a paciência. Usar as falhas para esculpir a serenidade. Usar a dor para lapidar o prazer. Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.


Ser feliz é ser sempre jovem, mesmo com os cabelos embranquecer. É contar histórias para os filhos, mesmo que o tempo seja escasso. É amar os pais, mesmo que eles não te compreendam. É agradecer muito, mesmo quando as coisas correm mal. É transformar os erros em lições de vida.


Ser feliz é sentir o sabor da água, a brisa no rosto, o cheiro da terra molhada. É extrair das pequenas coisas grandes emoções. É encontrar todos os dias motivos para sorrir, mesmo que não existam grandes acontecimentos. É rir das suas próprias tolices. É não desistir de quem se ama, mesmo que haja decepções. É ter amigos para partilhar as lágrimas e dividir as alegrias(...)É agradecer a Deus pelo espetáculo da vida...


Augusto Cury, Dez leis para Ser Feliz

sábado, 12 de maio de 2007

Nunca desistas dos teus Sonhos


Os sonhos inspiram o poeta, animam o escritor, arrebatam o estudante, abrem a inteligência e crescem nos vales secretos da mente humana(...)

A presença dos sonhos transforma os miseráveis em reis, e a ausência dos sonhos transforma milionários em mendigos. A presença de sonhos faz de idosos, jovens, e a ausência de sonhos faz dos jovens, idosos.
Os sonhos trazem saúde à emoção, equipam os frágeis para serem autores da sua história, renovam as forças do ansioso, animam os deprimidos, transformam os inseguros em seres humanos de raro valor. Os sonhos fazem os tímidos terem rompantes de ousadia e os derrotados serem construtores de oportunidades.
Uma mente saudável deveria ser uma fábrica de sonhos. Pois os sonhos oxigenam a inteligência e irrigam a vida de prazer e sentido.

A maior genialidade não é aquela que vem da carga genética nem a que é produzida pela cultura académica, mas a que é construída nos vales dos medos, no deserto das dificuldades, nos Invernos da existência, no mercado dos desafios.

Sem sonhos, as pedras do caminho tornam-se montanhas, os pequenos problemas são insuperáveis, as perdas são insuportáveis, as decepções transformam-se em golpes fatais e os desafios em fonte de medo.

Os sonhos não são desejos superficiais. Os sonhos são bússolas do coração, são projectos de vida. Os desejos não suportam o calor das dificuldades. Os sonhos resistem às mais altas temperaturas dos problemas. Renovam a esperança quando o mundo desaba sobre nós.

A vida sem sonhos é um rio sem nascente, uma praia sem ondas, uma manhã sem orvalho, uma flor sem perfume... Sem sonhos, a coragem dissipa-se, a inventividade esgota-se, o sorriso vira um disfarce, a emoção envelhece.


Nunca desista dos seus sonhos, Augusto Cury

domingo, 6 de maio de 2007

A Mão Invisível de Deus


O Túnel. A luz ao fundo do túnel. À saída, o ceú escuro, sombrio, ameaçador. Irrompe a tempestade imprevísivel, violenta, implacável. Os céus em pranto. As pedras geladas contra o vidro. Um silêncio premonitório. Aquelas palavras que ainda ecoam dentro de mim:" Já está!". Já fomos, não há salvação, pensei. E hoje lembrei-me das palavras de Cristo:"Está consumado". Missão cumprida. A morte vencida. A morte de um Homem pela eternidade de muitos.

Surrealista, disseste. Sim, um acontecimento estranho, surreal. Para mim, como se o mundo invisível e o mundo visível se tivessem cruzado naquele instante e a realidade tivesse sido alterada por um insondável desígnio divino. Como num sonho, talvez. Ás vezes, os sonhos parecem tão reais, tão vívidos.

Os céus em pranto. Eu não chorei. Chorei depois. Não de tristeza, nem de alegria. Penso que de gratidão e comoção. A mão invisível de Deus. Os teus olhos brilhantes e meigos felizes com a minha presença física. Felizes por verem os meus vivos e brilhantes. Felizes por verem em mim o que só tu és capaz de ver.
Somos tão preciosos, meu amor. Deus conhece de cor cada recanto das nossas almas.

Quando estas coisas acontecem não podemos ficar indiferentes...Ninguém fica indiferente. E vemos quão preciosos somos no olhar de quem nos ama. Vemos o quanto nos querem bem. Como temem perder-nos. Como nos agarram e beijam como se lhes fossemos escapar.

Eu acredito que estas coisas acontecem não tanto para aprendermos com os erros e tornarmo-nos mais prudentes quanto para nos despertar, para nos lembrar da nossa fragilidade, da nossa dependência e mortalidade...Também acontecem para esvaziarmos o ego de quaisquer indícios de orgulho farisaico, auto-suficiência e altivez.

Sabes que um dia vais morrer, e que esse dia pode ser já hoje; mas vives como se dia nunca fosse chegar. Acreditas ter toda a eternidade pela frente e vais adiando sucessivamente as decisões importantes, as mudanças que urgem... Perdes-te em insignificâncias, coisas sem conteúdo e sem sentido...A rotina embala-te num sono letárgico... Nos teus olhos o torpor e o vazio das horas que passam sem que faça sentido aquilo que vives. Precisas de um abanão, de um choque(talvez um susto) que te desperte da ilusão do tempo indeterminado que julgas ter pela frente. E tem de ser assim, por que não aprendes com a morte dos outros. E só se vive uma vez.
A vida é uma dádiva. Fazes dela o que quiseres, com a liberdade que te foi concedida. Mas, tem cuidado com a forma como usas a liberdade. Não a uses para teu próprio proveito.

A efemeridade da vida. Fragilidade confrangedora. Os pensamentos emaranhados. O coração em silêncio contemplativo; expressando-se numa linguagem que só Deus entende. Tu(meu amor) tão frágil, vulnerável e indefesa. Tu(meu amor) pensando mais em mim do que em ti. E eu espantado, maravilhado por estarmos vivos e sem mazelas de maior. Os céus em pranto.Tu a tratares dos aspectos práticos e eu imerso no espanto, na profundidade daquele mistério. A ver a mão invisível de Deus por detrás de tudo.

Sorte? Acaso? Milagre? Destino?
Por vezes, entramos nos túneis escuros da vida e não conseguimos ver a luz ao fundo, ou esquecemos que ela existe como nos outros túneis que já atravessámos. Mas, enquanto atravessamos o túnel escuro do sofrimento, da dor, da perda, do fracasso, há sempre uma luz que nos guia e ilumina. A luz da fé. A luz da esperança. A luz do amor. A luz da amizade. A luz dos teus olhos tão doces e tão meigos.
O pior é quando na nossa alma todas as luzes se apagam e, através do túnel escuro e medonho, vagueamos sem direcção e sem rumo, ás apalpadelas, com a alma seca e os olhos molhados.
Mas, a luz continua a brilhar lá no fundo, do túnel, e da alma. E nunca estivemos sós por mais que acreditassemos nisso. Houve sempre um propósito, apesar da aparente falta de sentido. Houve sempre uma luz, apesar da escuridão. Houve sempre uma mão, apesar do sentimento de abandono e desamparo. Houve sempre uma Mão.
A Mão Invisível de Deus.

terça-feira, 1 de maio de 2007

A criança e o sábio


Um dia, uma criança chegou diante de um pensador e perguntou-lhe: "Que tamanho tem o universo? " Acariciando a cabeça da criança, ele olhou para o infinito e respondeu: "O Universo tem o tamanho do teu mundo."
Perturbada, ela indagou novamente: "Que tamanho tem o meu mundo?" O pensador respondeu: "Tem o tamanho dos teus sonhos."

Esta pequena e simples história encerra uma grande verdade. Há pouco tempo decidi partilhá-la com uma pessoa muito querida que, em breve, irá formar-se e exercer uma profissão muito nobre e que valorizo imenso. As crianças fazem parte do seu mundo e ela do mundo das crianças.

Quando olhamos em redor, abrimos as páginas de um jornal ou assistimos ás notícias na televisão, deparamos com um mundo manchado pela violência, fome, guerras, pobreza, desespero, solidão, egoísmo... Vemos crianças inocentes serem vítimas de todo este terror; crianças com um olhar sem brilho, carregado de tristeza e opressão. Como será o mundo dessas crianças? Ainda sonham? Quem alimenta os seus sonhos? Quem lhes incute esperança e as ajuda a ver para além da cortina do terror e da miséria?
Mesmo as crianças que vivem longe dos cenários de violência, pobreza e miséria, não serão elas afectadas pelos efeitos nefastos desses males? Creio que sim.
O mundo das crianças é um mistério tão belo e fascinante. Podemos aprender tanto com elas!

Jesus amava profundamente as criancinhas. Abençoava-as, acariciava-lhes o cabelo e as faces e dizia:" Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Deus como menino, não entrará nele." (Lucas 18: 16, 17)

Considero muito importante na formação de uma criança o desenvolvimento da capacidade de sonhar e lutar pelos sonhos. Nesta questão, pais, professores, educadores desempenham uma função muito importante e que deve ser mais valorizada e apoiada.
Eu recomendo a todos a leitura de um livro fascinante que nos encoraja e estimula a lutar pelos nossos sonhos e a nunca desistir deles por maiores que sejam os obstáculos e as dificuldades.
"Nunca desista dos seus sonhos" de Augusto Cury é um livro impregnado de esperança, fé, força, coragem, determinação, perseverança e convicções fortes. Não podemos ficar indiferentes à história de vida de grandes sonhadores que mudaram a história. Como é que eles conseguiram mudar a história? Mudaram a história através dos seus grandes projectos. "Tiveram grandes projectos porque viveram grandes sonhos. Os seus sonhos aliviaram o seu sofrimento, trouxeram esperança na perda, renovaram as suas forças nas derrotas. Os seus sonhos transformaram a sua inteligência num solo fértil. "
Se Deus quiser, voltarei a falar deste livro em breve.

Contemplemos as maravilhas e mistérios da criação

Beth Gibbons - Mys...