terça-feira, 8 de julho de 2008

Caminho para a verdade

"Quando o amor revela a mágoa que há em nós, não é raro pensarmos que foi o outro quem nos magoou. E pagamos-lhe na mesma moeda, magoando-o também. Surge assim um ciclo vicioso de mágoa recíproca, que não aprofunda o amor, mas antes o destrói. Aquele que se entrega ao caminho do amor deve saber que se trata de um caminho para a verdade, um caminho onde descubro a minha própria verdade e também a do outro. É o reconhecimento da verdade que é verdadeiramente doloroso. Mas o amor é também a oportunidade de curar esta lesão. Se me aceitar a mim próprio com as minhas feridas e não julgar o outro devido às suas lesões, mas o amar tal como ele é, é possível que o amor cure as minhas feridas e as dele." (Anselm Grun, em "O Livro das Respostas")

2 comentários:

Viviana disse...

Olá Paulo,

Sabemos que a tendência natural do ser humano, é vingar-se do mal que lhe fazem.

Mas não éssa a vontade de Deus para nós.

Por isso mesmo, o grande Apostolo Paulo teve necessidade de esvrever aos crentes da Igreja de Roma, o seguinte:

"Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar á ira, porque está escrito: Minha é a vingança, eu recompensarei, diz o Senhor.

Entre os crentes não pode haver o desejo de vingança,mas sim o espírito de perdão.

Precisamos ser capazes de perdoar.

Assim Deus nos ajude

Um grande abraço
Viviana

Anónimo disse...

MUITO LINDA A SUA SOLUCÃO DE NÃO SENTIR-SE CULPADO COM UM AMOR QUE GEROU MUITA DOR E QUE DEIXA SEMPRE MARCAS DIFÍCEIS DE APAGAR. AO FINAL DE UM RELACIONAMENTO DOLOROSO NOS SENTIMOS INDIGNOS DE MERECER O AMOR DE UMA OUTRA PESSOA E NÃO NOS DAMOS CONTA DE QUE SOMENTE ALGUÉM QUE PASSOU PELO MESMO PROBLEMA IRÁ SABER A MELHOR FORMA DE LHE DAR COM NOSSA DOR E VIRSE-VERSA. É EXATAMENTE ASSIM QUE , NUMA TROCA INCONCIENTE DE PROPOCIONAR BEM ESTAR AO OUTRO, QUE SURGE O VERDADEIRO AMOR.