sexta-feira, 26 de agosto de 2011

AMOR QUE CURA

«Só nos braços de alguém que nos ama podemos ousar mergulhar até ao fundo do abismo do nosso coração, reconhecer o nosso mal, confessá-lo, enfim, sermos verdadeiros perante nós mesmos e perante Deus. E começar uma vida nova».

É verdade que o mal descoberto não pode deixar de causar vergonha, uma vergonha que geraria angústia e desespero se, ao mesmo tempo, no olhar daquele que nos ama, não descobríssemos que há em nós uma beleza, mais profunda que o nosso mal, capaz de suscitar estima e amor.»

Henri Caffarel, em "Nas encruzilhadas do amor"

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O AMOR É UM DOM

“Deus nos ama como somos para nos fazer como Ele sonhou que sejamos!”


"Há poucas emoções mais capazes de nos deixar mal em relação a nós mesmos do que a convicção de que não merecemos ser amados. E poucas coisas são mais decisivas para gerar essa convicção do que a ideia de que toda vez que fazemos algo de errado damos a Deus, e às pessoas mais achegadas a nós, razões para não nos amarem". 


Harold Kushner, em "O quanto é preciso ser bom?"



domingo, 21 de agosto de 2011

PRESENÇA DE DEUS

«Deus nunca "acontece" tão profunda, intensa e puramente como quando um homem ou uma mulher acorre em ajuda de outro homem ou de outra mulher. 
Onde alguém ama, está tornando visível e operante a presença de Deus.»

Andrés Torres Queiruga em "Do terror de Isaac ao Abbá de Jesus" 

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

SER AMADO

«Não há experiência mais profunda no ser humano do que aquela de ser amado. Só o sentir-se amado transforma, faz perdoar-me a mim mesmo, aceitar o que sou, querer ser o que sou. As comparações e as utopias fazem-nos, muitas vezes, olhar na direcção errada.


Para quem acredita, é um passo fundamental dar este salto: acreditar que Deus me ama sempre, acredita sempre em mim, não desiste. Ter alguém que sempre apoia o meu desejo de perfeição é a base de todo o movimento em direcção à plenitude.
Sentindo-se amado, e reconhecido como se é, torna a pessoa mais autêntica no modo de estar perante o mundo e os outros.
 Move-a o desejo de simplesmente ser, fazer crescer o bem, ser radicalmente optimista, porque nada está perdido, mesmo que o pareça. 

Deste modo, aquele que é amado ama como a expressão mais própria da Vida. Tudo o que sente e faz se confronta com o desejo que a Vida e os outros se sintam amados como eu me sinto amado.»


António Valério s.j. 
http://amar-tesomente.blogspot.com/2009/10/plenitude-interior.html

terça-feira, 16 de agosto de 2011

DESFIGURAÇÃO DO AMOR

«Quando o critério para merecer amor é uma questão de passar em testes e preencher condições começamos a experimentar mais fracassos do que êxitos. Na experiência repetida do fracasso aparecem o conflito, o medo, a frustração, a dor e, por fim, alguma forma de ódio a si mesmo. Passamos o resto das nossas vidas tentando escapar desta dor. Muitas vezes tentamos assumir uma fachada que agrade aos outros e nos traga aceitação e amor. Desistimos de ser nós mesmos e tentamos ser uma outra pessoa, alguém que seja digno de reconhecimento e afeição.»


John Powell

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

PARA UMA VIDA SER BELA...

"Para uma vida ser bela, não é indispensável possuirmos capacidades extraordinárias ou sermos muito dotados: existe felicidade no dom humilde de nós próprios.


Irmão Roger, de Taizé, em "Viver em tudo a Paz do Coração

terça-feira, 9 de agosto de 2011

O MOMENTO PRESENTE

«A hora em que vives, a tarefa a ti confiada e o homem que encontras neste momento, são o mais importante da tua vida.» 


Máximo, o confessor 

domingo, 7 de agosto de 2011

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O QUE IMPORTA

«Não procureis acções espectaculares. 
O que importa é o dom de vós mesmos
O que importa é o grau de amor que pondes em cada um dos vossos gestos.

Sede fiéis nas pequenas coisas,
porque é nelas que está a vossa força. 
Para Deus nada é pequeno.»



Madre Teresa

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

SER CRISTÃO

«É necessário dizê-lo e repeti-lo: ser cristão não é ser fiel às leis, mas antes de mais é ser fiel a Jesus Cristo. Ora, esta fidelidade quase nunca se inscreve na rigidez das regras, mas antes, passo a passo, numa humilde procura dos desejos do Pai na caminhada diária»

Michel Quoist, em "Deus, sentido único"

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

DEUS DO PRESENTE

"Deus é um Deus do presente: como te encontra, assim te assume e te permite vires a Ele. Deus não pergunta o que tens sido, mas o que tu és agora."  Mestre Eckhart


"O anel de ouro, o vestido de festa, o banquete, são para as almas que regressam." Julien Green