quinta-feira, 29 de setembro de 2011

terça-feira, 27 de setembro de 2011

SABER ENVELHECER





«Quando saí do centro de reeducação, trazia a criança nos braços. Cruzei-me com uma velha numa cadeira de rodas. O seu olhar iluminou-se ao ver o bebé. Inclinei-me para lho apresentar. Os dois fitaram-se um instante - o que ainda não pertencia plenamente ao mundo, e a que já lhe não pertencia completamente-.
A mulher tinha uma cara maravilhosamente enrugada, semelhante à casca de uma árvore secular. Perante a perfeição destas duas presenças, eu não conseguia compreender porque quer esta sociedade a todo o preço que permaneçamos jovens, afastados das luzes do nascimento e da velhice, cravados no meio delas.» 



Christian Bobin, em "Ressuscitar"

domingo, 25 de setembro de 2011

SÓ A BONDADE É ETERNA





«Debrucei-me sobre o túmulo do meu pai e apoiei a mão na pedra fria. Nuvens obscureciam o céu. O sol apareceu e pousou na minha a sua mão. O frio da pedra falava-me da ausência definitiva do meu pai e o calor do sol da doçura, sempre actuante, da sua alma. Fiquei assim alguns segundos apenas, depois ergui-me e voltei para a cidade com uma força enorme no coração. (...)



Foi a observar o meu pai viver que aprendi o que era a bondade, a única realidade que nesta vida irreal podemos encontrar.»

Christian Bobin, em "Ressuscitar"

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A ESSÊNCIA DA FELICIDADE

"O auge da felicidade é o homem desejar ser o que ele é".

 Desiderius Erasmus

"A Grande doença é a doença da alma. Nós, os índios, só pedimos uma coisa: Lembre sempre quem você é, lembre sempre da sua essência. Essa lembrança, por si só, pode te curar."

Kaká Werá Jecupé - Índio Guarani 

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A PERTURBAÇÃO DO ÚLTIMO ACONTECIMENTO

«A vida de uma pessoa consiste num conjunto de acontecimentos no qual o último poderia mesmo mudar o sentido de todo o conjunto, não porque conte mais do que os precedentes mas porque, uma vez incluídos na vida, os acontecimentos dispõem-se segundo uma ordem que não é cronológica mas que corresponde a uma arquitectura interna. Uma pessoa, por exemplo, lê na idade madura um livro importante para ela, que a faz dizer: "Como poderia viver sem o ter lido!" e ainda: "Que pena não o ter lido quando era jovem!". 


Pois bem, estas afirmações não fazem muito sentido, sobretudo a segunda, porque a partir do momento em que ela leu aquele livro, a sua vida torna-se a vida de uma pessoa que leu aquele livro, e pouco importa que o tenha lido cedo ou tarde, porque até a vida que precede a leitura assume agora uma forma marcada por aquela leitura.» 


Italo Calvino, in "Palomar" 

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A RIQUEZA DO AMOR

«A riqueza do amor cumula todas as inquietações e pesquisas do coração e do espírito humano.
Enquanto não se chegar a isso, hão-de procurar-se sempre compensações para o coração e para o espírito humano, no que tiver uma aparência de infinito ou, então, nas riquezas materiais.» 



Jean Vanier

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

FERIDAS

«As pessoas cuja a alma e a carne são feridos têm uma grandeza que jamais terão aquelas que vivem a sua vida em triunfo.»

Christian Bobin

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

sábado, 10 de setembro de 2011

PARAÍSO

«Mesmo que encontrássemos outro Éden,
não teríamos condição de desfrutá-lo perfeitamente
nem de ficar lá para sempre.»

Henry Van Dyke

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

SOBRE O PERDÃO (2ª parte)


«Precisamos de tomar consciência que, ao perdoar a alguém, ao fazer-lhe bem (perdoando-lhe uma dívida, por exemplo), em certo sentido fazemos bem sobretudo a nós mesmos: readquirimos aquela liberdade que o rancor e o ressentimento quase nos iam fazendo perder.

Tal como a dependência afectiva, também a recusa em perdoar nos amarra à pessoa a quem queremos mal e aliena a nossa liberdade. Somos tão dependentes das pessoas que detestamos como das pessoas que amamos exageradamente. 
Quando alimentamos rancor contra uma pessoa, não paramos de pensar nela, enredamo-nos em pensamentos negativos que nos absorvem uma grande parte da energia, há um «investimento» na relação que não nos deixa psicológica e espiritualmente disponíveis para nos dedicarmos às outras coisas que temos que fazer. O rancor ataca as forças vitais da pessoa que o acalenta e causa-lhe muito dano. 

Quando sentimos o coração «apertado», muitas vezes a causa será a seguinte: o nosso coração tem disposições mesquinhas para com o próximo, recusa-se a amar e a perdoar com generosidade. Pelo contrário, a generosidade no amor e no perdão, a benevolência nos julgamentos, a misericórdia, fazem de nós «filhos do Altíssimo», e levam-nos a navegar num universo de gratuidade, nos oceanos ilimitados do amor e da vida divina, onde as mais profundas aspirações do nosso próprio coração serão um dia satisfeitas.
Se amares o próximo, diz Isaías, «então a tua luz surgirá como a aurora, e as tuas feridas não tardarão a cicatrizar-se. Serás como um jardim bem regado, como uma fonte de águas inesgotáveis». (Is 58, 8-11)

Jacques Philippe, em "A Liberdade Interior"

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

SOBRE O PERDÃO (1ª parte)

«Se nos recusarmos a perdoar algum mal de que fomos vítimas, não fazemos senão juntar um mal a outro mal, e não resolvemos nada com isso. Aumentamos a quantidade de mal que há no mundo, e já há que chegue! Não sejamos cúmplices da propagação do mal.

Como S. Paulo nos recomenda, «não nos deixemos vencer pelo mal, mas vençamos o mal com o bem». (Rm 12, 21)

O que torna o perdão às vezes tão difícil, é pensarmos, mais ou menos conscientemente, que perdoar a tal pessoa que nos fez sofrer, significaria proceder como se ela nada tivesse feito de mal; isso seria chamar «bem» ao mal, caucionar uma injustiça, e não podemos aceitá-lo.

Perdoar significa o seguinte: esta pessoa fez-me mal, todavia eu não quero condená-la, identificá-la com o seu erro, nem fazer justiça pelas minhas próprias mãos. Entrego a Deus, o único que «conhece profundamente os pensamentos e corações» e que «julga com justiça», o cuidado de avaliar os seus actos e de fazer justiça, não quero ser eu a encarregar-me dessa tarefa sumamente difícil de delicada que só a Deus compete.

Além disso, não quero emitir, sobre aquele que me feriu, um julgamento definitivo e sem recurso, mas continuo a poisar sobre ele um olhar de esperança, acredito que ele pode evoluir e mudar numa ou noutra coisa, continuo a querer-lhe bem.»



Jacques Philippe, em "A Liberdade Interior"

sábado, 3 de setembro de 2011

A BELEZA QUE NÃO PODE SER PINTADA


Os gregos da era clássica costumavam dizer que o homem, para atingir sua plenitude humana, deve ser belo e bom, e o inesquecível Cervantes, com seu mais inesquecível Dom Quixote, dirá, mais tarde, que não existe beleza separada da bondade. (...)

Francis Bacon, filósofo inglês, também se interessou por esse assunto quando escreveu: A melhor parte da beleza é aquela que não pode ser pintada.

Hoje, diríamos, com o desagrado de tantas atrizes e modelos, que a melhor parte da beleza é a que não pode ser fotografada, primeiro porque essas belezas de revistas, de cinema e TV são puras folhas de papel ou reflexos coloridos e, segundo, porque, na frase de Bacon, se trata de uma formosura espiritual que não pode ser captada nem pelas mais modernas câmeras digitais!

Héber Salvador de Lima SJ, em "Tudo é Graça..."

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

SOBRE O AMOR

«O amor é um coisa «perigosa», só ele traz a única revolução que proporciona felicidade.
São poucos os que são capazes de amar, e tão poucos os que querem o amor.

Amamos segundo as nossas próprias condições, fazendo do amor um coisa de mercado. Temos mentalidade mercantil, mas o amor não é comercializável nem é um negócio de troca.
O amor é um estado de ser, no qual todos os problemas humanos se resolvem. Vamos ao poço com um dedal e assim a vida torna-se uma coisa sem qualidade, insignificante e limitada.»

J. Krishnamurti, em "Cartas a uma jovem amiga"