sábado, 28 de fevereiro de 2015

EXPERIMENTAR DEUS


«Há que experimentar Deus onde quer que se vença a alienação, se eliminem as injustiças, se estabeleça a paz e se viva o amor.»
Hans Kung, in Aquilo em que creio

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

A SURPRESA DE VIVER


«Algo assim deve ser: os olhos abertos, o gesto atento, a mão aberta, a alegria de dar. A surpresa de viver.»

Jaime Tatay, s.j.

domingo, 22 de fevereiro de 2015

GUERRA E PAZ

«Talvez a paz não seja só a inexistência da guerra ou talvez a guerra não seja só o afrontamento de dois exércitos que espalham a destruição e a morte. É que a guerra começa nos comportamentos de cada um: na maneira como tratamos os que estão ao pé de nós – maridos, mulheres, filhos, pais, empregados, patrões, em resumo, o nosso próximo.»
António Alçada Baptista

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

É URGENTE



 «É urgente que as nossas escolas exaltem a humildade e a simplicidade como valores positivos.»

Mia Couto

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

AMAS A VIDA?


- Amas a vida?

- Sim, amo a vida.
- Então já fizeste metade do caminho.

F. Dostoievski, in Os irmãos Karamazov

domingo, 15 de fevereiro de 2015

O MELHOR DE NÓS

"O melhor de nós acaba por vencer, desde que se não fuja ao que parece pior e se jogue franco com a nossa natureza. (…) Só é verdadeiramente bom (…) quem foi inteiro consigo e chegou ao bem, à pureza, sem mutilação da vida"
Agostinho da Silva, A Vida de William Penn.


quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

UM AMOR PURO

«O amor só começa a desenvolver-se quando amamos aqueles de quem não necessitamos para os nossos fins pessoais.»
Erich Fromm

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

NENHUMA CRIANÇA


«O futuro deve ser de tal maneira que nenhuma criança ao nascer se sinta torpedeada pela vida de maneira que julga que tem que desistir de ser para existir apenas como aquilo que a vida obriga a ser.»
Agostinho da Silva

domingo, 8 de fevereiro de 2015

A ÚLTIMA DAS LIBERDADES HUMANAS

NOS 70 ANOS DA LIBERTAÇÃO DE AUSCHWITZ
«Nós, que vivemos em campos de concentração, podemos recordar os homens que iam de caserna em caserna para confortar os outros, oferecendo-lhes o último pedaço de pão. Podem ter sido poucos, mas constituem prova suficiente de que tudo pode ser tirado a um homem, menos uma coisa: a última das liberdades humanas - a possibilidade de escolhermos a nossa atitude em quaisquer circunstâncias, de escolhermos a nossa maneira de fazer as coisas.»
Viktor E. Frankl, in O Homem em busca de um sentido


quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

A GRANDEZA DO SER HUMANO

"A grandeza do ser humano, a sua verdadeira riqueza, não está naquilo que se vê, mas naquilo que traz no coração.
A grandeza do homem está naquilo que lhe resta precisamente quando tudo o que lhe dava algum brilho exterior, se apaga. E que lhe resta? Os seus recursos interiores e nada mais." (Etty Hillesum, in Diário 1941-1943)
Escrevendo a partir de Westerbork - o campo onde foram reunidos os Judeus da Holanda enquanto aguardavam a partida para os campos de extermínio -, Etty Hillesum, também desse número, escreve estas linhas absolutamente humanas:
«Entre aqueles que acabam por vir parar a este árido pedaço de charneca de quinhentos metros de largura por seiscentos de comprimento, encontram-se também vedetas da vida política e cultural das grandes cidades. Em seu redor, as decorações teatrais que os protegiam foram subitamente arrancadas por uma formidável vassourada e eles aí estão, trémulos e desorientados, neste palco agreste e aberto aos quatro ventos que se chama Westerbork. Arrancados ao seu contexto, os seus rostos estão ainda visivelmente aureolados pela atmosfera da vida movimentada que levavam numa sociedade mais complexa do que esta.
Caminham ao longo do arame farpado e as suas silhuetas fragilizadas recortam-se, em tamanho real, sobre a imensa planura do céu. É preciso tê-los visto caminhar assim...
A forte armadura que lhes tinham forjado a posição social, a fama e a fortuna, desfez-se em bocados, só lhes deixando, por único vestuário, a fina camisa da sua humanidade. Encontram-se num espaço vazio, unicamente delimitado pelo céu e pela terra, e ser-lhes-á preciso mobilá-lo com os seus próprios recursos interiores - nada mais lhes resta.»
Etty Hillesum, in Diário 1941-1943



segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

CONFIAR

«Confiar é ter paz, apesar das estações.
Confiar é não lançar ao mar seus princípios, ainda que a tempestade esteja a naufragá-lo.
Confiar é perceber a supremacia do amor, no alarde de todos os fracassos. 
Confiar é ter liberdade para confessar-se desconfiado de um Pai que acolhe como se nada soubesse.
Confiar é perceber que as setas da verdade vem para dentro daquele que a busca, não serve como arma contra os outros, muito menos como bordão para os militantes da boa moral.
Confiar é maior. Confiar é um campo. Um alargamento. Um lugar para estar, é ar, grandeza, liberdade. Confiar é consciência. Confiar é temer, chorar, perder, deixar de ser.
Confiar é permanecer nas tentativas de apreender o que é invisível aos olhos abertos, mas tão real para quem enxerga claro com os olhos fechados.»

Excerto de um belíssimo texto de Francieli Battiston
Texto integral: https://www.facebook.com/francieli.battiston…