terça-feira, 10 de novembro de 2020

CORRE!!!


"E ousaram – aventura a mais incrível –
Viver a inteireza do possível"

Sophia de Mello Breyner Andresen
-------------------------------------------------------------

"Eles iam os dois apanhar o autocarro do costume. Saí com eles de casa porque ia tomar um “cafézinho”. Ia um bem à frente e o outro mais atrás, próximo de mim. Quando estávamos mesmo a chegar à rua, o que ia à frente viu o autocarro já na paragem…

Parou, virou-se para trás e disse: “Pronto! Já perdemos o autocarro!” O que vinha mais atrás respondeu-lhe “CORRE!!!” e desatou a dar corda às sapatilhas! Passou ainda à frente do primeiro, que o seguiu já a correr também, e apanharam os dois o autocarro enquanto eu, atrás, me ria…

E aquela imagem não deixou mais de dançar dentro da minha cabeça…

O autocarro ainda passou por mim depois, enquanto eu atravessava a rua, e lá de dentro viram-me apenas a rir e a abrir os braços no passeio, como quem diz: “Vês?!”

Há momentos que são quase como páginas bíblicas sobre as quais é preciso parar para ler, meditar, orar… Lembrei-me que muitas vezes nos queixamos antes do tempo. Queixarmo-nos antes do tempo faz-nos desistir antes do tempo… Só Deus saberá quantas oportunidades já perdemos por nos termos queixado enquanto ainda era tempo de nos termos esforçado!

Enquanto caminhava, quase sem me dar conta já estava a dialogar com Jesus Ressuscitado no meu íntimo, pedindo-lhe que me ajudasse a ser sempre Sábio e Corajoso para não deixar fugir oportunidades ao meu alcance por me ter queixado ou desistido antes do tempo e, assim, ter tornado impossível algo que era possível! Pedi-lhe também a mesma Sabedoria e Coragem para saber discernir todas as situações da minha Vida de maneira a não me cansar em vão correndo atrás de ilusões. Enquanto caminhava, tive a certeza que o Mestre tinha prestado atenção ao que lhe tinha dito, e rimo-nos juntos daquele “CORRE!!!” que, nos primeiros centésimos de segundo, tinha deixado o outro parceiro atordoado!

Já a chegar a casa depois de dar a volta ao quarteirão, saboreava ainda esta verdade da Vida Humana em construção como uma dinâmica permanente de realização de possibilidades. O Ser Humano constrói-se na medida em que faz opções de realização dentro de um leque de possíveis. Cada realização de um possível, abre um novo leque de possíveis, e por aí adiante…

E esta situação fez-me renovar também a consciência de que o mais determinante na construção pessoal de alguém não é o leque de possíveis que se tem à partida, mas a Fidelidade, a Coragem e a Sabedoria com que os realiza. É a lógica da “parábola dos talentos” que Jesus contou, em que o determinante não foi ter 10, 5 ou 1, mas sim aquilo que cada um conseguiu fazer render.

Gostava que nestas coisinhas pequeninas do dia-a-dia, fôssemos aproveitando sempre para estarmos atentos e treinarmos esta arte de não perdermos possibilidades com facilidade… Às vezes, uma queixa antes do tempo é o suficiente para que um possível se torne impossível! Às vezes, um baixar de braços antes do combate acabar faz com que percamos o combate…

E também gostava de outra coisa, já agora que estou numa de sonhar: que o Espírito Santo nos encontrasse suficientemente atentos para o escutarmos sempre que ele gritar dentro de nós “CORRE!!!”, e suficientemente disponíveis para o gritar através de nós àqueles que amamos…"

Rui Santiago cssr

Sem comentários: