terça-feira, 30 de outubro de 2007

Lobos internos


Um Avô disse ao seu neto, que se chegou a ele com raiva de um amigo que lhe havia feito uma injustiça: "Deixa-me contar-lhe uma história. Eu mesmo, algumas vezes, senti grande ódio daqueles que me "aprontaram" tanto, sem qualquer arrependimento daquilo que fizeram. Todavia, o ódio corrói-te , mas não fere o teu inimigo. É o mesmo que tomaras veneno, desejando que o teu inimigo morra. Lutei muitas vezes contra estes sentimentos".

E o avô continuou contando ao neto: "É como se existissem dois lobos dentro de mim. Um deles é bom e não magoa. Ele vive em harmonia com todos ao redor dele e não se ofende quando não se teve intenção de ofender. Ele só lutará quando for certo fazer isso, e da maneira correcta.
Mas, o outro lobo, ah!, esse é cheio de raiva! Mesmo as pequeninas coisas o lançam num ataque de ira! Ele briga com todos, o tempo todo, sem qualquer motivo. Ele não pode pensar, porque a sua raiva e o seu ódio são muito grandes. É uma raiva inútil, pois sua raiva não irá mudar coisa alguma!
Algumas vezes é difícil conviver com estes dois lobos dentro de mim, pois ambos tentam dominar o meu espírito".

O garoto olhou intensamente nos olhos do seu Avô e perguntou:"Qual deles vence, Avô?"
O Avô sorriu e respondeu baixinho:"Aquele que eu alimento".


Autor desconhecido

5 comentários:

Anónimo disse...

São lobos internos,são...
Esta é uma grande lição.

Beijinho com muito amor da tua
Ana

Lusófona disse...

Adoro esta parábola!!!

Beijinhos e bom feriado

Constança disse...

É uma grande lição. Uma lição que pode dizer muito sobre a vida. A raiva está dentro de nós e só nós podemos dominá-la.Com a vida apercebemo-nos de que a melhora maneira para ultrapassar as situações é esquecer que existe essa raiva porque é uma raiva inútil e seguir em frente, só assim conseguimos crescer.
Beijos

Cláudia Melo disse...

Realmente devemos tomar
cuidado com o lobo que alimentamosm pq
caso contrário quem pode ser devorado somos nós...

Tow te seguiindo... Um abraço e fik na paz!

Anónimo disse...

Gostei muito do seu blog! Um espaço bastante criativo de informações e conhecimento...

http://umolharpsicopedagogico.blogspot.com/