quinta-feira, 4 de outubro de 2007

A voz da consciência


Duas crianças estavam a patinar num lago congelado da Alemanha. Era uma tarde nublada e fria, e as crianças brincavam despreocupadas. De repente, o gelo quebrou-se e uma delas caiu, ficando presa na fenda que se formou. A outra, vendo o seu amiguito preso e a congelar aos poucos, tirou um dos patins e começou a golpear o gelo com todas as suas forças conseguindo por fim quebrá-lo e libertar o amigo.
Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino: "Como é que conseguiste fazer isso? É impossível que tenhas conseguido quebrar o gelo, sendo tu tão pequeno e com umas mãos tão frágeis!" Nesse instante, o génio Albert Einstein passava pelo local e comentou: "Eu sei como ele conseguiu." Todos perguntaram: "Pode dizer-nos como?". " É simples", respondeu Einstein, "Não havia ninguém por perto para lhe dizer que não seria capaz." "Deus fez-nos perfeitos e não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos. "Fazer ou não fazer algo, só depende da nossa vontade e perseverança. (Albert Einstein)

Conclusão: "Preocupa-te mais com a tua consciência do que com tua reputação, porque a tua consciência é o que tu és, e a tua reputação é o que os outros pensam de ti. E o que os outros pensam, é problema deles."

1 comentário:

Constança disse...

Ele conseguio porque não estava ninguém a dizer-lhe que não podia...lembra-me um conto do Jorge Bucay... Nesse conto um pequeno elefante foi levado para o circo e foi preso por uma corda...Durante dias e dias ele lutava contra a corda, tentava soltar-se, até que perdeu a esperança...e os anos foram passando...e ele deixou-se estar. Simplesmente pergunto-me porque é que ele não voltou a tentar quando estava mais crescido? Porque crescou acrediatndo na ideia de que não conseguia... Não deixes, nunca, que este tipo de obstáculos te impeçam. Tenta sempre. Talvez um dia venhas a conseguir coisas que diziam nunca ser possível.
Beijos