terça-feira, 16 de outubro de 2007

Pérolas de sabedoria de "A Saga de um Pensador"



« Podes duvidar que Deus existe, mas Deus não duvida que tu existes.»


«Não há louco que não seja lúcido nem lúcido que não seja louco.»


«Cada cabeça é um planeta e cada planeta tem uma rota peculiar que exige um plano de voo distinto para ser atingida.»


« Um homem sem história é como um livro sem letras.»


«A existência é um belíssimo livro. Ninguém pode fazer uma excelente leitura desse livro se não aprender a ler as pequenas palavras.»


«O que define a nobreza de um ser humano é a sua capacidade de ver a sua pequenez.»


«É mais fácil desintegrar um átomo do que desfazer um preconceito»


«Os médicos devem ser pessoas de rara sensibilidade, artesãos das emoções, profissionais capazes de ver as angústias, ansiedades e lágrimas que se escondem sob os sintomas. Caso contrário, tratarão de orgãos e não de seres humanos.»


«O meu desafio como psiquiatra não é apenas medicar os pacientes ou fazer sessões de psicoterapia, mas mostrar-lhes que a flor mais exuberante brota no inverno emocional mais rigoroso, Os que atravessaram os seus desertos psíquicos e os superaram tornaram-se mais belos, lúcidos e ricos do que eram.»


«Cada cabeça é um planeta e cada planeta tem uma rota peculiar que exige um plano de voo distinto para ser atingida.»


«Não é fácil enfrentar as nossas ruínas, mas é a única maneira de sermos autores da nossa história e não vítimas dela.»


«Dêem-se, mas não esperem muito retorno dos outros. Esta é uma das mais excelentes ferramentas para proteger as vossas emoções.»


«A felicidade não existe pronta, não é uma herança genética, não é um privilégio de uma casta ou camada social. A felicidade é uma eterna construção.
Houve reis que tentaram aprisionar a felicidade com o seu poder, mas ela não se deixou prender. Milionários tentaram comprá-la, mas ela não se deixou vender. Famosos tentaram seduzi-la, mas ela resistiu ao estrelato. Sorrindo, ela sussurou ao ouvido de cada ser humano: "Ei! Procura-me nas decepções e dificuldades e, principalmente, encontra-me nas coisas anónimas da existência." Mas a maioria não ouviu a sua voz, e entre os que a ouviram, poucos lhe deram credibilidade.»


«Ser feliz é ser capaz de dizer "eu errei", é ter sensibilidade para dizer "eu preciso de ti", é ter ousadia para dizer "eu amo-te".»


«Não tenhas medo da vida, tem medo de não viver. Não tenhas medo de cair, tem medo de não caminhar... Ninguém é digno de segurança se não usar a sua fragilidade para a alcançar.»


«Nalguns momentos, eu decepcionar-te-ei, noutros, tu frustar-me-ás, mas se tivermos coragem para reconhecer os nossos erros, habilidade para sonharmos juntos e capacidade para chorarmos e recomeçarmos tudo de novo tantas vezes quantas forem necessárias, então, o nosso amor será imortal.»


«Todo o amor é belo na sua nascente, mas poucos resistem ao calor do sol. Que o vosso amor suporte os testes da existência!»


«Velejarei pelos mares da ansiedade, escalarei as montanhas dos medos e percorrerei os vales das decepções para não deixar o amor morrer!»











2 comentários:

Constança disse...

Estas citações são simplesmente fabulosas... São palavras tiradas do meu pensamento...
Beijos,
bom fim de semana

A Flor disse...

EXPECTACULARES estes pensamentos de Augusto Cury. :)

Sabes, tem sido aqui no teu cantinho, que tenho "conhecido" Augusto Cury e que dia-a-dia me tenho apaixonado por ele. Continua a "apresentar-nos" este homem verdadeiramente especial!

Vou fazer um copy deste post e guardá-lo no meu "baú" para quando precisar... "plantar" lá no meu jardinzinho!

Que os amorosos braços do Pai te envolvam em cada dia do teu viver.

Tua amiga para sempre, Flor