segunda-feira, 15 de junho de 2009

DAR TUDO

Eu mendigava de porta em porta,
pelo caminho da aldeia,
quando um carro de ouro surgiu à distância
e parecia um sonho esplêndido.

Perguntei a mim mesmo quem seria esse Rei de todos os reis.
Minhas esperanças subiram ao céu.
Eu pensava: terminaram os meus dias nefastos.
E tive esperança de esmolas espontâneas e de riquezas soltas na areia.

O carro parou onde eu estava.
Ele me olhou e disse sorrindo.
Eu senti que afinal chegara o dia da minha felicidade.

E de repente estendeu-me a mão direita, perguntando:
"Que tens para mim?"
Ah, teu gesto real de estender a mão direita a um mendigo!
Confuso, perplexo, meti a mão na sacola
e, devagar, retirei um pequeno grão de trigo, que lhe ofereci.

Mas, à tardinha, foi enorme a minha surpresa.
Esvaziando a minha sacola,
vi um grão de ouro entre os de trigo.

Chorei lágrimas amargas e lamentando-me dizia:
"Por que não lhe dei tudo?"

Rabindranath Tagore

1 comentário:

Viviana disse...

Olá Paulo, meu bom amigo

Sempre, sempre, a oferecer-nos aqui coisas preciosas...

Tão belo, tão profundo este texto!

Quanto podemos aprender com ele...

Quanto precisamos de aprender com ele.

Damos tão pouco, não é?

E por isso recebemos pouco tambem.

Lembremos as palavras do noso Mestre e Senhor Jesus Cristo:


"Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos deitarão no regaço; porque com a mesma medida com que medis, vos medirão a vós."
Lucas 6:38

Tenha uma linda segunda-feira

um abraço

viviana