quarta-feira, 6 de maio de 2009

A VERDADEIRA LIBERTAÇÃO


Pensar que Deus pune o ser humano é um dos maiores obstáculos à fé. Para quem vê Deus como um juiz tirano, São João relembra com palavras de fogo: "Deus é amor. Foi Ele quem nos amou primeiro. Amemos, pois, respondendo ao seu amor". (...)

Se amar Deus implicasse o medo dum castigo, isso já não seria amar. Cristo não nos quer ébrios de culpabilidade, mas cheios de perdão e de confiança.

O coração do ser humano é por vezes muito severo porque não se deixa revestir pela compaixão de Deus. (...)

A certeza do perdão é a realidade do Evangelho mais extraordinária, mais inacreditável, mais generosa - é a libertação incomparável.

Deus ama-te antes que O ames. Pensas que não esperas Deus e Deus espera-te. Dizes: "Não sou digno" e Deus põe no teu dedo o anel do filho pródigo. Esta é a mudança radical do Evangelho.

Todos nós somos filhos pródigos! Voltas-te para Deus, lá no fundo das tuas misérias, e no teu rosto deixa de haver amargura. O perdão de Deus anima o teu canto. E a contemplação do seu perdão, o resplendor da sua bondade transforma o teu coração que, na sua simplicidade, se deixa conduzir pelo Espírito. »

Irmão Roger, de Taizé, em "Oração: Frescura de uma fonte"

Sem comentários: