terça-feira, 4 de setembro de 2007

Dulcineia


O autor cristão Brennan Manning, no livro "A assinatura de Jesus" , partilha um pequeno trecho de uma peça de teatro inspirada na obra-prima de Miguel de Cervantes -"Dom Quixote" .

O autor descreve uma cena que se passa na peça O homem de La Mancha:«Na peça ocorre um diálogo entre Alonso Chiana(também conhecido como Dom Quixote) e Aldonza, uma criada e prostituta. No seu delírio Alonso vê aquela mulher como uma aristocrata, e trata-a de forma compatível. Ele chama a meretriz rude e vulgar de "minha senhora" e "minha doce Dulcineia" . Num primeiro momento ela fica perplexa e indignada; não consegue entender este louco. Mas há uma pungente beleza nele. Por que razão ela se sente tão atraída por este homem misterioso? Porque dele vem a afirmação de que ela é um tesouro e deve ser estimada e tratada como tal. Ele faz em pedaços a muralha do seu medo e atitude defensiva.- Dulcineia! - brada Aldonza. - Meu Deus, ele conhece toda a história da minha vida. E ainda assim chama-me de Dulcineia!

Para esta mulher coberta de vergonha, é uma palavra que faz surgir um raio de luz nas profundezas de um mar negro. Atordoante na sua simplicidade, transformadora no seu poder, espantosa na sua sabedoria, Dulcineia é a indizível declaração das profundezas místicas do próprio Deus. Dulcineia é a esmagadora revelação de que Deus vê as coisas de modo diferente do que nós.

Perto do final da história o mundo de sonhos de Dom Quixote é despedaçado, e um desnorteado Alonso Chiana está a morrer na casa da sua família. Aldonza irrompe no quarto. Alonso não a reconhece. Ele está fraco, doente e confuso.
- É possível que eu a tenha conhecido, mas não me recordo - diz ele. Aldonza ajoelha-se ao lado da cama e implora:
- Tente lembrar, por favor!
- É assim tão importante?
- É tudo! - responde ela. - A minha vida inteira. O senhor falou comigo e tudo... mudou.
- Falei consigo?
- Chamou-me por outro nome. Dulcineia... Quando o senhor disse o nome foi como se um anjo sussurrasse: "Dulcineia... Dulcineia...".

Todo o anseio reprimido no coração humano de Aldonza vem à tona enquanto ela derrama diante de Alonso o que aconteceu quando ele a chamou por esse nome, o terramoto de espírito causado pelo seu amor e aceitação. Ele tê-la chamado de "senhora" despertara nela algo que ela pensava que jamais poderia ser. Ela havia estado morta, congelada, imune à emoção humana. O triunfo da sua vida tinha sido não precisar de ninguém. Mas ele invadira-lhe a câmara fechada do coração, e ela começara a derreter. Sementes de esperança, há muito enterradas, vieram à vida. Ela começara a crer que era Dulcineia. Tudo mudara porque ela havia sido tocada pelo amor de um velho sonhador que se chamava a si mesmo de Dom Quixote.

"A Assinatura de Jesus", Brennan Manning

Sem comentários: