sábado, 3 de setembro de 2011

A BELEZA QUE NÃO PODE SER PINTADA


Os gregos da era clássica costumavam dizer que o homem, para atingir sua plenitude humana, deve ser belo e bom, e o inesquecível Cervantes, com seu mais inesquecível Dom Quixote, dirá, mais tarde, que não existe beleza separada da bondade. (...)

Francis Bacon, filósofo inglês, também se interessou por esse assunto quando escreveu: A melhor parte da beleza é aquela que não pode ser pintada.

Hoje, diríamos, com o desagrado de tantas atrizes e modelos, que a melhor parte da beleza é a que não pode ser fotografada, primeiro porque essas belezas de revistas, de cinema e TV são puras folhas de papel ou reflexos coloridos e, segundo, porque, na frase de Bacon, se trata de uma formosura espiritual que não pode ser captada nem pelas mais modernas câmeras digitais!

Héber Salvador de Lima SJ, em "Tudo é Graça..."

1 comentário:

Anónimo disse...

...e não pode ser captada pelas melhores câmaras digitais pq não se vê.A beleza está no meu, no teu, no coração de cada um de nós.A beleza está na capacidade de te dares sem pedires nada em troca. A beleza está na bondade que mostras para escutar o teu irmão, para partilhar. A beleza está no amor com que amas.A beleza que não pode ser pintada é aquela que resplandece com a verdadeira luz, aquela que testemunha com alegria, aquela que denuncia com verdade e sem medo, aquela que confia mesmo à beira do abismo. A beleza que não pode ser pintada existe no interior de cada um e só Deus a consegue pintar.