sábado, 12 de dezembro de 2020

BOAS NOTÍCIAS!


"Há coisas tão bonitas a acontecer… ligamos as notícias, não aparecem… compramos o jornal, não estão lá… cruzam-se connosco, não reparamos… batem no nosso ombro ao passar ou cumprimentam-nos no café, e não percebemos…

Os nossos olhos parece que deixaram de se espantar, caímos na tentação de achar todas as coisas vulgares e esperadas.

Caímos até na tentação de acreditar só no que nos dizem aqueles que vivem à custa das más notícias que vendem, e assim nos vamos contagiando uns aos outros nesse novo credo que é o desencanto pessimista.

Chegámos a acreditar que o mundo não tem conserto, que as pessoas são más, e que isto melhor nada há-de ficar…

Há mil vozes dentro de nós a dizerem-nos para não nos preocuparmos com o que está para além das fronteiras de nós mesmos, para não nos afadigarmos com ninguém para além de nós e com nada para além das nossas coisas, porque sábios são os que comem, dormem e gozam.

Os olhos da nossa infância ficaram baços. Às vezes não chegámos mesmo a ter infância, não nos deixaram, por um motivo ou por outro…

Dá-nos olhos, Senhor, para vermos bem… dá-nos olhos capazes de sintonizar com o que é Verdadeiro, Perene, Bom e Bonito. E um Coração capaz de se firmar no que está para além das evidências que os nossos fatalismos dogmatizam como verdades absolutas. 

Faz-nos entender, oh Deus, que a realidade é mais do que esse palmo e meio de terra que vemos diante dos nossos pés com o olhar turvado pelas nossas desilusões, medos e preguiças.

Há coisas admiráveis a acontecer à nossa volta! Jesus via… Jesus via e proclamava: “O Reino de Deus chegou! Está no meio de nós!”

Pensa um bocadinho nisto, se puderes e fizer para ti sentido. E, se achares bem e tiveres tempo, partilha uma dessas coisas boas que está a acontecer ou aconteceu estes dias. Uma dessas que não tem direitos de primeira página… Convido-te a fazermos hoje um Diário de Boas Notícias! Porque precisamos de treinar o nosso olhar e a nossa inteligência de maneira a não deixarmos fugir os sinais da Salvação de Deus a acontecer no meio de nós…"

Rui Santiago cssr (adaptado)

Sem comentários: