quinta-feira, 14 de agosto de 2008

ESPIRITUALIDADE NO DIA A DIA

«O caminho da espiritualidade tem de conduzir ao quotidiano. Consiste simplesmente em fazer aquilo que é «necessário», aquilo que devo fazer no momento, aquilo que devo a mim e ao meu ser, aquilo que devo ao outro e aquilo que devo a Deus. (...)


A espiritualidade tem de ser uma coisa concreta. Esta revela-se na configuração do dia, através de rituais curativos. Revela-se num relacionamento amável com os seres humanos, na disponibilidade para ajudar quando os outros precisam do meu trabalho, e numa ocupação em que sirvo as pessoas e não a minha própria imagem. O facto de um ser humano ser espiritual ou não é uma coisa que, segundo São Bento, conseguimos ler sempre no seu quotidiano: na sua maneira de lidar com as pessoas, como organiza o seu tempo e, não menos importante, como lida consigo próprio. Torna-se assim evidente se ele faz girar tudo à sua volta ou, em última análise, à volta de Deus.

Para São Bento, o objectivo de toda e qualquer espiritualidade é «que Deus seja glorificado em tudo». E, na sua regra, ele coloca este princípio precisamente num prosaico capítulo sobre os artíficies. A forma como trabalham e como lidam com o produto do seu trabalho é decisiva para avaliar se se deixam conduzir por cobiça ou avidez, ou se estão preocupados com a glorificação de Deus.» (Anselm Grun, em "O Livro das Respostas")

1 comentário:

Viviana disse...

Olá Paulo,

Li com toda a atenção o seu post e depois chamei o meu marido para lho ler.

Concordo em absoluto com o autor.

A nossa espiritualidade vê-se na forma como vivemos e na maneira como organizamos o nosso dia.

Tem que haver tempo para estar em intimidade com Deus, para O adorar, para O louvar, para conversar com Ele, para ouvir o que Ele tem para nosdizer.

Rogar a sua presença constante no nosso lidar diário e seja o que fôr que estejamos a fazer, ter sempre a noção que Ele vive dentro de nós.

Devemos desejar ardentemente que Ele seja glorificado e engrandecido através de tudo o que fazemos ou dizemos.

Querer-mos de todo o nosso coração, tal como S. João Baptista, qu "ELE cresça e eu diminua"!

Obrigada por estas sábias palavras que nos ofereceu hoje.

Fique bem, fique com o Altíssimo.

Um abraço

Viviana