segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A FORÇA CURATIVA DO AMOR

«Somente quando nos voltarmos para o nosso interior e descobrirmos lá a presença de Deus, nos tornaremos aquilo que essencialmente somos: seres humanos criados à imagem e semelhança de Deus, que nada mais somos do que amor.

A substância incorrompida do nosso ser é o amor. E somente se abrirmos nossos olhos para esta realidade mais profunda nos tornaremos verdadeiramente humanos. Então não seremos mais determinados por nossos ferimentos e humilhações, mas pelo amor que transforma nossas chagas, moldando-as em clamor por amor.

Somente quando descobrirmos o amor de Deus no "chão de nossa alma" cessaremos de procurar, ansiosa e avidamente, para fora, no mundo, a satisfação de nossas necessidades.
A cura é possível se experimentarmos amor, se pessoas nos amarem sem restrições e quando reconhecermos no amor humano o infinito amor de Deus. Este, no entanto, não depende do amor humano; também está presente em nosso coração. Por isso não precisamos procurar constantemente pessoas que nos amem.»

Anselm Grün, em "Abra seu coração para o amor"

3 comentários:

b disse...

Isso lembra-me um comentário que minha tia fazia - de que o diabo havia escondido a felicidade no único lugar onde o homem não lembraria de procurar _ em si mesmo.
Mas para chegarmos ao exercício do amor, imagino que a via é o perdão.
Exercitar o perdão vai fazendo cair os obstáculos entre nosso "orgulho" tão equivocado e o outro.
Requer vontade, requer uma revisão do quanto o outro é espelho nosso e etc...
Bom ter vindo, obrigada.

Viviana disse...

Olá Paulo, meu bom amigo

Obrigada pelo belo tema que nos trouxe hoje.

"Somente quando descobrirmos o amor de Deus no "chão de nossa alma" cessaremos de procurar, ansiosa e avidamente, para fora, no mundo, a satisfação de nossas necessidades."

"Esta esperança não nos engana, porque Deus encheu-nos o coração com o seu amor, por meio do Espírito Santo que é dom de Deus."
(Ep. de S. Paulo aos Romanos 5:5)

Desejo-lhe uma semana muito abençoada

Um grande abraço

viviana

Por Ele. disse...

Nossa, é isso aí, o ponto crucial, o amor encontrado não nas pessoas, coisas e desejos. Mas encontrado em nós, por nós... Reconhecendo um amor tão puro, pois apesar de tão pequenos e baixos que somos, ele existe e sempre existirá.

A renúncia nos faz perder coisas que amamos, o perdão é liberado com arrependimento, a verdade é válida somente com amor, a esperança pode sim morrer, a fé tem seu registro no reino quando envolto com o que é proveitoso, o amor.

Tudo é importante, porém nada essencial, absoluto e maior como o amor.

A mairoria das perguntas que temos o amor responde. O amor nada humano... O amor, Deus.