segunda-feira, 13 de outubro de 2008

A MAIOR DÁDIVA


«Todos somos radicalmente insatisfeitos, pois todos somos estimulados e treinados a viver voltados para o futuro, planeando para o futuro, ou então para o passado, lamentando-o ou analisando-o repetidamente. Nossa insatisfação nos faz perder a única oportunidade que temos de contentamento, de plenitude de vida. A única oportunidade que temos é o momento presente. Se o deixamos escapar, perdemos tudo.

Viver no passado ou no futuro só implica descontentamento, pois a preocupação excessiva com o que nos falta e com o que desejamos impede-nos de enxergar o que nos é dado. (...)
O estado de descontentamento é determinado não pelo espírito de amor, mas pelo egoísmo. O único caminho para a paz é o reconhecimento e a aceitação daquilo que nos é dado. Geralmente, a maior dádiva que recebemos nos escapa à atenção. Geralmente não conseguimos vê-la. Não se trata de saúde, riqueza, beleza ou talento. A maior dádiva é o nosso ser, simplesmente o facto de sermos." Laurence Freeman, em "A Luz que vem de dentro"

Sem comentários: