domingo, 25 de janeiro de 2009

«SER» e «FAZER»

«A tendência para entender o «ser» com base no «fazer» tem, certamente, um aspecto positivo na construção da pessoa, pois ela desenvolve-se pelo exercício das suas diversas capacidades...

Não podemos, porém, identificar a pessoa com a soma das suas aptidões; ela é muito mais do que isso. Não podemos avaliar ninguém unicamente pelas suas capacidades; cada pessoa tem um valor e uma dignidade únicos, independentemente de «saber fazer»....

Que lugar haveria para os pobres e para os deficientes, num mundo onde a pessoa não fosse alguém senão em função da sua eficácia, do bem visível que fosse capaz de produzir? (...)


A nossa identidade, o «ser» quem somos, para além das nossas actividades, tem uma fonte muito mais profunda: o amor criador de Deus, que nos fez à Sua imagem, e quer que vivamos para sempre com Ele, amor esse que não pode desdizer-se.»

(Jacques Philippe, em "A Liberdade Interior")

2 comentários:

FERNANDINHA & POEMAS disse...

QUERIDO PAULO, GOSTEI MUITO DO TEU TEXTO, MUITO HUMANO, MUITO PREOCUPADP COM OS SERES QUE NÃO TEM QUASE NADA... UM BOM DOMINGO... BEIJINHOS DE CARINHO E TERNURA,
FERNANDINHA

Anónimo disse...

A Faculdade Teológica das Assembléias de Deus de São Paulo está oferecendo gratuitamente o curso Básico de Introdução à Psicanálise a todos aqueles que realizarem um de seus cursos online durante o mês de março e abril.

Ao fazer qualquer um de nossos Cursos Online, você ganha o curso Básico de Introdução à Psicanálise inteiramente GRÁTIS!

A Faculdade Teológica das Assembléias de Deus de São Paulo oferece mais de 90 cursos, realizados inteiramente pela internet. São cursos voltados à área da Teologia ou Psicanálise e que promovem um grande diferencial no currículo secular, como também, na àrea ministerial/eclesiástica.