sábado, 3 de janeiro de 2009

UM CORAÇÃO PURO


«A Agnès tinha nascido numa família nobre e rica, daquelas que só se encontram nos contos, ou em Inglaterra. Perfumes sem preço, jóias antigas, sedas finas e viagens por um mundo impecavelmente liso - sim, tudo isso rodeou Agnès, do berço até à sepultura, mas a maravilha não estava no dinheiro nem na litania um pouco cansativa das portas que faz abrir à sua frente como num sonho.

A única maravilha era o coração da Agnès: um diamante cuja pureza dava aos seus olhos uma limpidez implacável. Mais do que de maravilha poder-se-ia falar de milagre: uma santa milionária - estas duas palavras, que não combinam, e que, no entanto, convêm perfeitamente a essa jovem, qual sapatinho ao pé da Cinderela.

Ao nascer a Agnès tinha recebido dinheiro e beleza. O dinheiro pode traçar caminho através de um coração como uma lagarta numa maçã. A beleza de uma mulher e o poder que lhe dá sobre os homens fracos pode inebriá-la, convencendo-a de que se gerou a si mesma e de que, como a uma divindade, tudo lhe é devido.

A Agnès tinha a seu favor ambas as coisas quando uma única basta para destruir uma alma.
A sua bondade tinha-a preservado, inspirando-lhe uma conduta ao mesmo tempo cheia de delicadeza e intransigente. "Prefiro, dizia ela, dormir debaixo da ponte a viver com um homem sem amor."

Infinitamente raras são as mulheres que, no seu desejo de amor, não fazem entrar a menor sombra de calculismo. A pureza ardia-lhe nos olhos, como um fogo perpétuo...»
(Christian Bobin, em "Ressuscitar")

1 comentário:

Anónimo disse...

A Faculdade Teológica das Assembléias de Deus de São Paulo está oferecendo gratuitamente o curso Básico de Introdução à Psicanálise a todos aqueles que realizarem um de seus cursos online durante o mês de março e abril.

Ao fazer qualquer um de nossos Cursos Online, você ganha o curso Básico de Introdução à Psicanálise inteiramente GRÁTIS!

A Faculdade Teológica das Assembléias de Deus de São Paulo oferece mais de 90 cursos, realizados inteiramente pela internet. São cursos voltados à área da Teologia ou Psicanálise e que promovem um grande diferencial no currículo secular, como também, na àrea ministerial/eclesiástica.