quarta-feira, 22 de julho de 2009

A BELEZA QUE SALVA O MUNDO

(foto de Madre Teresa de Calcutá)



O escritor russo Dostoiévski, belo representante extinto de uma raça de romancistas cristãos, disse esta frase singular e profunda: "A Beleza salvará o mundo!".

Que tipo de beleza será essa que ele chama de salvadora? Não é certamente a que nos aparece na TV, em certas revistas e nas telas dos cinemas. Há uma beleza transcendental que paira acima de tudo isso e brilha mais nas vidas do que nos corpos: a beleza do heroísmo, por exemplo; a beleza dos que colocam sua fé, seu idealismo, seus compromissos de vida, seu amor e fidelidade à família... num primeiro lugar muito elevado que não costuma ser explorado pelos mídia.

O verdadeiro artista, aos olhos de Deus, não é aquele que pinta quadros que valham milhões, esculpe estátuas ou brilha nos palcos de todo o mundo.

O artista genuíno é aquele ou aquela que brilham mais por dentro do que por fora, mas cujo brilho interior é tão intenso que ilumina a vida dos que os contemplam. É esse o tipo de beleza que tem o condão de salvar o mundo. O artista que irradia esse brilho salvador não é um tipo especial de pessoa, porque qualquer pessoa pode ser esse tipo especial de artista.

A única beleza que não passa e salva o mundo, é a de uma vida consagrada aos outros, na ânsia de minorar seus sofrimentos e de os tornar felizes!

Héber Salvador de Lima SJ, em "Tudo é Graça..."

4 comentários:

Pimentel Julio disse...

Lindo....
O artista genuíno é aquele ou aquela que brilham mais por dentro do que por fora, mas cujo brilho interior é tão intenso que ilumina a vida dos que os contemplam.
Paulo, meu amigo, esta é a beleza que busco....eu o fazia em detrimento de mim mesmo, depois parei e refleti, num belo dia e seguindo um conselho, que me dizia...sua beleza interior deve refletir luz aos outros...eu o fiz..e garanto esta é a verdadeira beleza....Obrigado pelo texto

Pimentel Julio disse...

Sou seu seguidor....
Visite o meu também.....
http://faculdademriodeandrade-tgf.blogspot.com
Grande abraço.....

Viviana disse...

Olá Paulo, meu querido irmão e amigo

Desculpe a ausência.

Estas palavras são de uma beleza e de uma veracidade extraordinárias!

È mesmo deste tipo de beleza que o mundo precisa.

Costumamos na nossa Igreja cantar um Côro que diz o seguinte:

"Que a beleza de Cristo se veja em mim
Toda sua admirável pureza e amor
Ó Tu, Chama Divina
Todo meu ser refina
Até que a beleza de Cristo se veja em mim"

Que assim possa acontecer com todos aqueles, homens e mulheres que usam o nome de cristãos.

Um grande abraço

No Amor de Cristo, nosso Mestre e Senhor

viviana

Suênio Alves disse...

Eu diria que fora da Beleza não há Salvação... lindo texto e a foto tem tudo haver...ela tornou a Beleza Viva no meio dos pobres...
abraços