quarta-feira, 29 de julho de 2009

A EXPERIÊNCIA CURATIVA DO AMOR DE DEUS

«Em suas meditações sobre o amor, Ernesto Cardenal tentou abrir os olhos das pessoas para a realidade de que o amor de Deus as envolve em toda parte, que tudo é expressão deste amor divino: "O amor de Deus nos envolve por todos os lados. Seu amor é a água que bebemos; o ar que respiramos e a luz que enxergamos. Todos os fenômenos naturais são tão-somente distintas formas materiais do amor de Deus. Nós nos movemos em seu amor como o peixe na água".

Não basta ter fé para experimentar tal realidade, mas precisamos nos relacionar de outra maneira com a água, com o ar, com o alimento. Em cada gole de água que tomamos precisamos nos dar conta de que nele estamos bebendo do amor de Deus. E em cada gole de vinho podemos dizer em uníssono com o apaixonado do Cântico dos Cânticos: "Mais doce que o vinho é o teu amor" (4,10).

O atencioso e zeloso trato ao lidar com as coisas pode nos fazer perceber que em toda parte está o amor de Deus; que em tudo entramos em contacto com Ele. Isso irá modificar nossa vida: deixaremos de lamuriar que ninguém nos ama; que desejamos tanto um relacionamento de afecto e proximidade, mas que não o experimentamos porque ninguém se preocupa connosco, porque ninguém nos acha dignos de amor. Pelo contrário, o amor nos envolve; só precisamos aproveitá-lo."

(Anselm Grün, em "Abra seu coração para o amor")

3 comentários:

Viviana disse...

Paulo, meu bom amigo

Este texto é de uma grande beleza.

Raramente tenho encontrado alguem que consegue desta forma espantosamente bela, passar para palavras tão fácilmente entendíveis...coisas sublimes e maravilhosas que colocam diante dos nossos olhos, toda a realidade e toda a grandeza, do Amor infinito de Deus por cada um de nós.

Sabe amigo, que é assim, como o autor delara, que os meus olhos e os meus ouvidoa e os meus outros sentidos, se apercebem do mundo á minha volta!?

Eu vejo o amor de deus em tudo, tudo.

E comovo-me, ao constatar tal Amor.

E interrogo-me perplexa:

Como é que tantos não vêm...

Caminham na vida carecidos desse amor e não se apercebem que ele está ali á mão.

Parabens pelo belo e proveitoso texto.

um abraço no amor de Cristo, nosso Mestre e Senhor

viviana

Niltinho disse...

O Grande Galileu Galilei dizia que Deus escreveu o livro da naturez utilizando a linguagem matemática, creio nisso, mas creio também que a tinta utiizada foi a do amor.

Adorei o texto, nele está muito do que acredito, assim, a natureza e o cotidiano não são Deus e nem o contem, mas são o fruto de seu amor. E mais uma vez naquilo que é a sua ausência a presença de Deus é notada.

Grande abraço.

Viviana disse...

Bom dia Paulo

Venho só informá-lo, que tomei a liberdade de enviar ao meu grupo de amigos, este belo texto que aqui nos deixou.

Estou certa que eles o apreciarão e ele lhes será útil.

Tenha uma linda sexta-feira

Um abraço

viviana