sexta-feira, 2 de abril de 2010

REVOLUÇÃO COPERNICIANA

«Amar como um cristão significa tentar seguir este caminho: que não amamos apenas aquele que nos é simpático, que nos agrada, com quem temos afinidades, e não apenas aquele que tem algo para nos oferecer ou do qual esperamos poder vir a obter benefícios.
Amar de forma cristã, ou seja, amar como Cristo nos explicou o amor, significa sermos bondosos para aquele que precisa da nossa bondade, mesmo que não simpatizemos com ele.
Significa aventurarmo-nos pelo caminho de Jesus Cristo e, desse modo, fazer uma revolução coperniciana, por assim dizer, na nossa vida.

A verdade é que, de certa forma, ainda vivemos todos antes de Copérnico. Não só porque, regendo-nos pelas aparências, pensamos que o Sol nasce e se põe, e roda em torno da Terra, mas também porque existe um sentido mais profundo. Porque todos nós acalentamos aquela ilusão natural que nos leva, a cada um, a colocar o nosso Eu no centro de tudo, em torno do qual o mundo e os homens têm de girar.
Todos nós temos de redescobrir constantemente que só construímos e vemos as outras coisas e as outras pessoas em relação ao nosso próprio Eu, e que, ao mesmo tempo, as consideramos satélites que giram em torno do centro do nosso Eu.

À luz do que já foi dito, tornar-se cristão é pois algo de muito simples e, no entanto, de muito cataclísmico. É precisamente isso, fazermos uma revolução coperniciana na nossa vida e deixarmos de nos encarar como o centro do Universo, em torno do qual os outros têm de girar, porque, em vez disso, começámos a aceitar verdadeiramente que somos uma das muitas criaturas de Deus que, em conjunto, giram em torno do centro que é Deus.»

Joseph Ratzinger, em "Do sentido de ser cristão"

1 comentário:

Viviana disse...

Olá, Paulo

Meu querido e estimado irmão e amigo

Peço desculpa pela minha ausência neste seu importante espaço.

Achei muito interessante o texto que hoje aqui nos oferece

Creio que é mesmo assim.

Olhar o outro como Deus olha!

Ver Deus nos olhos do outro!

O amor de Deus derramado nos nossos corações, incita-nos e capacita-nos, a cumprir.

Não é o nosso amor...

Esse nunca o conseguiria.

Que o Pai possa contar conosco.

Que sejamos fiéis.

É o a minha ambição maior.

Para que a luz brilhe nas trevas, e muitos venham a conhecer e a sufruir do amor de DEus que há em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Desejo-lhe uma abençoada Páscoa!

Para si e para a Ana.

Um grande e carinhoso abraço

viviana

.