quinta-feira, 24 de abril de 2008

O pássaro livre e o pássaro domesticado



O pássaro domesticado vivia na gaiola e, o pássaro livre, na floresta.

Mas o destino deles era se encontrarem, e a hora finalmente havia chegado.

O pássaro livre cantou: - Meu amor voemos para o bosque.

O pássaro preso sussurrou: - Vem cá, e vivamos juntos nesta gaiola.

O pássaro livre respondeu: - Entre as grades não há espaço para abrir as asas.

- Ah, lamentou o pássaro engaiolado - no céu não saberia onde pousar.

O pássaro livre cantou: - Amor querido, canta as canções do campo.

O pássaro preso respondeu: - Fica junto comigo, e eu te ensinarei as palavras dos sábios.

O pássaro da floresta retrucou: - Não, não! As canções não podem ser ensinadas!

E o pássaro engaiolado gemeu: - Ai de mim! Eu não conheço as canções do campo.

Entre eles o amor era sem limites, mas eles não podiam voar asa com asa.

Olhavam-se através das grades da gaiola, mas em vão desejavam se conhecer.
Batiam as asas ansiosamente, e cantavam: - Chega mais perto, meu amor!

Mas o pássaro livre dizia: - Não posso! Tenho medo da tua gaiola com portas fechadas.

E o pássaro engaiolado sussurrava: - Ai de mim! As minhas asas ficaram fracas e morreram. - (Rabindranath Tagore)

5 comentários:

Viviana disse...

Olá Paulo!

Muito interessante este texto.

Fez-me lembrar dos meus canários - um casal -que tenho numa gaiola e que coloco todos os dias no parapeito da janela da cozinha.

È muito frequente virem alguns pardais á procura de comida e colocam-se empoleirados em cima da gaiola.

Os canários olham para eles fixam-nos por alçgum tempo.

Então eu penso:

Como os canários gostariam de sair da gaiola e voar livremente pelos ares como fazem os pardais!...


Mas logo penso: Eles iriam morrer de fome decerto porque não estão habituados a procurar comida.

E lá continuam dentro da pequena gaiola enquanto os pardais voam alegremente pelos ares.

Tenha um bom resto de dia
viviana

Alice disse...

...lindo texto! leva-nos a voar...
abraços
Alice

Constança disse...

É mais fácil centrarmo-nos na nossa essência do que na dos outros. É mais fácil manter a routina do que sair dela. É mais fácil continuar preso do que querer voar...
Bom feriado

Anónimo disse...

Maravilhoso!!!
Se eu dissesse mais, poderia estragar a profundidade do texto.

Anónimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!