segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Aceitação de si mesmo (4ªparte)

«Temos tanta dificuldade em aceitar as nossas pobrezas que até parece que nos impedem de amar: como somos deficitários neste ou naquele ponto, não merecemos ser amados.
Viver sob o olhar de Deus, faz-nos perceber que essa ideia é falsa: o amor é gratuito, não se merece, as nossas pobrezas não impedem Deus de nos amar, pelo contrário! Somos libertados do terrível e desesperante dever de sermos alguém de bem para, finalmente, merecermos ser amados.

Porém, «autorizando-nos» a ser nós mesmos, a ser pobres pecadores, o olhar de Deus também nos permite todas as ousadias no caminho da santidade: temos o direito de aspirar aos cumes, de desejar a maior santidade, pois Ele quer e pode conceder-no-la.
Nunca ficamos encerrados na mediocridade, nem somos coagidos a uma triste resignação, mas temos sempre a esperança de progredir no amor.

Do pecador que eu sou, Deus é capaz de fazer um santo, a Sua graça pode realizar este milagre, posso ter uma fé ilimitada na força do Seu amor.

Aquele que cai todos os dias e que, apesar disso, se levanta dizendo: «Senhor, agradeço-Te, pois tenho a certeza de que farás de mim um santo!» agrada muito a Deus e, mais cedo ou mais tarde, receberá o que espera.

A atitude correcta diante de Deus é, pois, a seguinte: por um lado, uma aceitação muito serena, muito «descontraída», de nós mesmos e das nossas enfermidades, e por outro, em simultâneo, um imenso desejo de santidade, uma forte determinação de progredir, baseados numa confiança ilimitada na força da graça divina.»

(Jacques Philippe, em "A Liberdade Interior")

3 comentários:

Alice disse...

Já estou aqui a 40 minutos, e creio que ficarei pelo menos mais 40 até que possa ler todas as pérolas aqui escritas.

Deus te abençoe !

Viviana disse...

Paulo,

È falsa a ideia de que temos que ser "bons"...para que Cristo nos aceite como seus filhos.
Ele aceita-nos tal-qual somos.

E como diz muito bem o texto, depois...temos que aspirar a ser santos porquanto a Palavra diz:

"Sede santos porque eu o Senhor sou Santo".

E essa vida de santidade é um crescendo...lentamente...mas a pouco e pouco cada vez estaremos, por acção do Espírito Santo em nós, mais parecidos com Cristo, o nosso querido Mestre e Senhor.
E então, a vida torna-se numa aventura linda, cheia de alegria e contentamento.

Vale a pena escolher e aceitar Cristo como nosso Senhor e Salvador!

È a melhor e a mais sábia
decisão da nossa vida.

Toda a Glória e Louvor para O Deus - Pai - Criador.

Um abraço, bom amigo

viviana

PS: Interessante

A minha querida amiga Alice, diz que está aqui há 40 minutos...
Pois não é só ela!

Eu estarei há cerca de uma hora, talvez.

Anónimo disse...

A Faculdade Teológica das Assembléias de Deus de São Paulo está oferecendo gratuitamente o curso Básico de Introdução à Psicanálise a todos aqueles que realizarem um de seus cursos online durante o mês de março e abril.

Ao fazer qualquer um de nossos Cursos Online, você ganha o curso Básico de Introdução à Psicanálise inteiramente GRÁTIS!

A Faculdade Teológica das Assembléias de Deus de São Paulo oferece mais de 90 cursos, realizados inteiramente pela internet. São cursos voltados à área da Teologia ou Psicanálise e que promovem um grande diferencial no currículo secular, como também, na àrea ministerial/eclesiástica.