sexta-feira, 13 de março de 2009

O QUE OS ERROS PODEM MOSTRAR

«Muitas pessoas têm a tendência de dizer: se cometo um erro, não valho nada; serei rejeitado. E, com essa falta ideia, elas acabam justamente se prendendo aos seus erros. Consequência: procuram evitar os erros em todas as circunstâncias.
A experiência mostra, contudo, que quem procura evitar todos os errros é quem os acaba cometendo. Quem quer controlar tudo perde o controlo da vida.
Poder cometer erros pertence à minha condição humana.

E da minha condição também faz parte que eu seja aceite e amado com meus erros e apesar das minhas fraquezas. Mas também faz parte da condição humana trabalhar nossos erros e não cruzar simplesmente os braços e dizer: eu sou assim, vocês não vão me ter de outro jeito.
É preciso dizer: só quando eu me aceitar realmente - com minhas falhas, é claro - poderei dar o segundo passo e tentar mudar várias coisas. (...)

É este o objectivo da ascese: que eu me exercite, que eu entre numa boa forma para mim, que eu atinja um estado em que me sinta livre. Mas a ascese nunca vai impedir que eu cometa erros; eles sempre virão até mim e sempre voltarão a me mostrar que sou humano, não Deus.»

(Anselm Grün, em "O pequeno livro da verdadeira felicidade")

2 comentários:

Viviana disse...

Paulo,

è isso mesmo.

Erros, iremos cometer sempre, dada a nossa humanidade.

Mas todos os cometemos.

Agora o que o Evangelho nos ensina, é que sejamos suficientemente humildes para reconhecer e aceitar os nossos erros.

E, tambem,nos ensins de uma forma muito clara, que precisamos de "crescer", até atingirmos a estatura perfeita de Cristo.

Claro que sabemos que nunca seremos totalmente perfeitos...mas, que temos de procurar melhorar a nossa maneira de agir e viver, com a ajuda bondosa do Santo Espírito , que segundo a Palavra, intercede por nós junto do Pai:

“Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis.”
(Romanos 8:26)

Que bom!

Que não temos que lutar sózinhos.

Um abraço

viviana

Anónimo disse...

A Faculdade Teológica das Assembléias de Deus de São Paulo está oferecendo gratuitamente o curso Básico de Introdução à Psicanálise a todos aqueles que realizarem um de seus cursos online durante o mês de março e abril.
Ao fazer qualquer um de nossos Cursos Online, você ganha o curso Básico de Introdução à Psicanálise inteiramente GRÁTIS!
A Faculdade Teológica das Assembléias de Deus de São Paulo oferece mais de 90 cursos, realizados inteiramente pela internet. São cursos voltados à área da Teologia ou Psicanálise e que promovem um grande diferencial no currículo secular, como também, na àrea ministerial/eclesiástica.