segunda-feira, 23 de novembro de 2009

HIPOCRISIA

"Se com alguma coisa Cristo se irritou, foi com a hipocrisia. Hipocrisia significa um juízo que está por baixo, subjacente, uma atitude sorrateira, o parecer e mostrar uma coisa, quando afinal o que se prentende é outra. A hipocrisia dá cabo das relações. E até o próprio, às vezes, já não sabe quem é nem o que quer. (...)
A hipocrisia ronda à nossa porta. É facil cair nela e Cristo bem nos avisou.
Dois exemplos: Os que exigem aos outros o que não estão dispostos a fazer nem sequer com a ponta de um dedo.
E os que só fazem as coisas para serem vistos e aplaudidos.
Daí que cada um se deva perguntar a si mesmo: - "Já me coloquei no lugar do outro antes de lhe exigir o que quer que seja?" - "E porque faço isto? É por uma boa causa ou é só porque me convém?"
(Vasco Pinto de Magalhães, s.j. in "Não há soluções, há caminhos")

2 comentários:

Arcanum disse...

Prezado colega, meu boa tarde a vc.

Me deparei com seu blog através da Julimar, minha amiga de luz, quando vi seu post bem relevante. Admiro Yeshua porque foi um homem que enfrentou as hipocrisias de seu tempo, vindo em grande parte das autoridades religiosas de sua época.

Mas por que o ser humano precisa ser tão hipócrita? mesmo não tendo necessariamente interesses pessoais para isso, as pessoas costumam falar coisas que realmente não sentem.

A Hipocrisia é uma das piores crueldades que o ser humano pode expressar.

Muita paz e sucessos em vossos projetos.

Paulo Néry- Blog Arcanum.

Fernando disse...

Pois é... conhecendo-se o p. Vasco Pinto de Magalhães, hipocrisisa é, precisamente, o que me apraz dele dizer...