terça-feira, 1 de maio de 2007

A criança e o sábio


Um dia, uma criança chegou diante de um pensador e perguntou-lhe: "Que tamanho tem o universo? " Acariciando a cabeça da criança, ele olhou para o infinito e respondeu: "O Universo tem o tamanho do teu mundo."
Perturbada, ela indagou novamente: "Que tamanho tem o meu mundo?" O pensador respondeu: "Tem o tamanho dos teus sonhos."

Esta pequena e simples história encerra uma grande verdade. Há pouco tempo decidi partilhá-la com uma pessoa muito querida que, em breve, irá formar-se e exercer uma profissão muito nobre e que valorizo imenso. As crianças fazem parte do seu mundo e ela do mundo das crianças.

Quando olhamos em redor, abrimos as páginas de um jornal ou assistimos ás notícias na televisão, deparamos com um mundo manchado pela violência, fome, guerras, pobreza, desespero, solidão, egoísmo... Vemos crianças inocentes serem vítimas de todo este terror; crianças com um olhar sem brilho, carregado de tristeza e opressão. Como será o mundo dessas crianças? Ainda sonham? Quem alimenta os seus sonhos? Quem lhes incute esperança e as ajuda a ver para além da cortina do terror e da miséria?
Mesmo as crianças que vivem longe dos cenários de violência, pobreza e miséria, não serão elas afectadas pelos efeitos nefastos desses males? Creio que sim.
O mundo das crianças é um mistério tão belo e fascinante. Podemos aprender tanto com elas!

Jesus amava profundamente as criancinhas. Abençoava-as, acariciava-lhes o cabelo e as faces e dizia:" Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Deus como menino, não entrará nele." (Lucas 18: 16, 17)

Considero muito importante na formação de uma criança o desenvolvimento da capacidade de sonhar e lutar pelos sonhos. Nesta questão, pais, professores, educadores desempenham uma função muito importante e que deve ser mais valorizada e apoiada.
Eu recomendo a todos a leitura de um livro fascinante que nos encoraja e estimula a lutar pelos nossos sonhos e a nunca desistir deles por maiores que sejam os obstáculos e as dificuldades.
"Nunca desista dos seus sonhos" de Augusto Cury é um livro impregnado de esperança, fé, força, coragem, determinação, perseverança e convicções fortes. Não podemos ficar indiferentes à história de vida de grandes sonhadores que mudaram a história. Como é que eles conseguiram mudar a história? Mudaram a história através dos seus grandes projectos. "Tiveram grandes projectos porque viveram grandes sonhos. Os seus sonhos aliviaram o seu sofrimento, trouxeram esperança na perda, renovaram as suas forças nas derrotas. Os seus sonhos transformaram a sua inteligência num solo fértil. "
Se Deus quiser, voltarei a falar deste livro em breve.

Sem comentários: