terça-feira, 15 de maio de 2007

O QUE É SER FELIZ?


Quem conquista uma vida feliz? Será que são as pessoas mais ricas do mundo, os políticos mais poderosos e os intelectuais mais brilhantes?
Não! São os que alcançam qualidade de vida no palco da sua alma. Os que se libertam da prisão do medo. Os que superam a ansiedade, vencem o mau humor, transcendem os seus traumas. São os que aprendem a velejar nas águas da emoção. Tu sabes velejar nessas águas ou passas a vida a afundar-te?


Ser feliz não é ter um céu sem tempestades, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem decepções. Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros.
Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza. Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos. Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato.


Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver a vida, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas uma conquista de quem sabe viajar para dentro do seu próprio ser.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e tornar-se autor da sua própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus em cada manhã pelo milagre da vida.

Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. É beijar os filhos, ter parzer com os pais e ter momentos poéticos com os amigos, mesmo que eles nos magoem.


Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de cada um de nós. É ter maturidade para dizer “eu errei”. É ter ousadia para dizer “perdoa-me”. É ter sensibilidade para expressar “eu preciso de ti”. É ter capacidade de dizer “eu amo-te”.


Ser feliz não é ter uma vida perfeita. Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Usar as perdas para refinar a paciência. Usar as falhas para esculpir a serenidade. Usar a dor para lapidar o prazer. Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.


Ser feliz é ser sempre jovem, mesmo com os cabelos embranquecer. É contar histórias para os filhos, mesmo que o tempo seja escasso. É amar os pais, mesmo que eles não te compreendam. É agradecer muito, mesmo quando as coisas correm mal. É transformar os erros em lições de vida.


Ser feliz é sentir o sabor da água, a brisa no rosto, o cheiro da terra molhada. É extrair das pequenas coisas grandes emoções. É encontrar todos os dias motivos para sorrir, mesmo que não existam grandes acontecimentos. É rir das suas próprias tolices. É não desistir de quem se ama, mesmo que haja decepções. É ter amigos para partilhar as lágrimas e dividir as alegrias(...)É agradecer a Deus pelo espetáculo da vida...


Augusto Cury, Dez leis para Ser Feliz

6 comentários:

Flôr disse...

Ser feliz, é sobretudo estar grata a Deus, pelo DOM DA VIDA!

Já te linkei no meu humilde jardim. É um prazer! :)

linkei dois blogs teus

beijinho e uma noite de paz e tranquilidade na presença do Pai

Flor

Paulo Sempre disse...

A relatividade da felicidade é muito complexa.A felicidade não tem que necessáriamente ser motivada por questões relacionadas com a fé em divindades.
Todos têm que lutar. Mas nem todos da mesma maneira. A tentação é simultâneamente geral e relativa.
Os principais elementos desta relatividade são (impressionáveis, frios...):
- O temperamento;
- As crises (idade, depressão, tentações...);
- hereditariedade (o nosso presente sofre o peso do passado);
- O estado geral da pessoa;
- Circunstâncias exteriores;
- O sexo (castidade, ternura...)
- A idade.

S. Jerónimo: «óh! quantas vezes, no deserto, nessa vasta solidão calcinada pelos raios de sol, habitação agreste dos monges, eu me vi em imaginação no meio dos prazeres sedutores de roma(...)»


PS:OBRIGADO PELA VISITA
Paulo

Marlene Maravilha disse...

Paulo, vim visitar-te através da minha amiga maravilhosa, flor, e não estou surpresa porque já esperava algo especial!!
Gostei demais do teu post! Não tenho nada a acrescentar. Só quero dizer-te que, graças a Deus, eu sou feliz! Espero a tua visita lá no meu cantinho simples, mas sincero demais.
abraços

mary* disse...

"Quero pedir desculpas ao paulo costa, por meu comentário impulsivo.

Mas dizer que tens compaixão pelas pessoas que acreditam nessa "mentira" [Fátima], feriu-me, [pronto sou humana entendes?
as pessoas se sentem bem no Santuário e entregam suas vidas a Jesus por intermédio de Maria.]Deus é mirericordioso e bom e tal tal tal mas mas não foi só isso. Ele se deu de forma cruel numa cruz por ti e por todos e o sacrifício faz parte da vida do crente. As pessoas andarem lá de joelhos Deus não obriga mas ng pode proibir as pessoas o fazerem. é uma demonstração de humildade. E isso incomoda muita gente. "

Este foi o comentário que coloquei no blog com o post sobre fátima.
Espero que tenhas compreendido.

Outra coisa,
Sobre o fim dos tempos, devo-te dizer que não se pode seguir apenas a Bíblia. Existem profecias antigas e actuais

Aquilo foi um desabafo porque coisa que eu não gosto (E NÃO ESTOU A DIZER QUE ÉS TU) é ver católicos que querem converter o evangelho á sua forma, que não querem de qq forma escutar os avisos.

é isto. Muito mais poderia dizer.

Flôr disse...

Olá Paulo! :D

Gostaria de dizer à Mary, com o devido respeito o seguinte:

Onde é que na Palavra de Deus, é-nos pedido sacrificios como os que são feitos em Fátima? claro que as pessoas que o fazem, fazem-no com fé... mas será essa a fé que Deus nos pede? Ele pede-nos que lhe mostremos o nosso amor, o tamanho da nossa fé, com sacrificios como os que são feitos lá? Com certeza que não, pois Deus é bom e os sacrificios que o Senhor nos pede, não são esses, são sacrificios como o de praticares o bem, o de orares por aqueles que te fazem mal, bendizeres os que maldizem de ti... e outros sacrifícos assim!

Jesus, esse já pagou, e pagou bem caro, como tu mesma o dizes, o sacrifício, Ele fê-lo por amor a cada um de nós, por amor à Humanidade, não nos pede que agora façamos nós mais sacrificios, andem de joelhos, até estes escorrerem sangue, ou andem kilometros e kilometros e como aconteceu com uma amiga minha, lhe cairam as unhas dos pés... que Deus é este, que gosta, que sente que o filho que faz isso, é o que lhe prova o seu amor?

Não faz sentido!

Além disso, se uma pessoa está a sofrer, tem uma doença, uma coisa grave na sua vida, o Católico faz-lhe a seguinte promessa: Se salvares, por exemplo, o meu filho deste sofrimento que o consome no leito do hospital, ou por exemplo, se o salvares da morte,etc... se ouvires este meu pedido e o concederes, então eu pago-te, eu retribuo-te, com a promessa de andar de joelhos vários kilómetros, até os meus joelhos sangrarem... eu pergunto, faz sentido? então se, supostamente, a senhora de Fátima realiza o milagre, o segundo tu, realiza Deus a pedido da Senhora de Fátima, que Deus é este que fa-lo em troca de algo e algo que por vezes consegue ser ainda mais doloroso do que a dor que foi pedida para ser retirada na promessa??!!

Eu, acredito em milagres, Jesus é o mesmo ontem, hoje e eternamente, por isso, os milagres continuam a ser feitos por Ele, só Jesus faz milagres, pois a Biblia não diz que sua mãe Maria tivesse feito algum milagre, ou diz? Jesus tem feito grandes milagres na minha vida e sou-LHE GRATA DE TODO O MEU CORAÇÃO DE TODA A MINHA ALMA! Mas não lhe agradecerei com provas de sofrimento, antes pelo contrário, louvá-LO-ei, o meu coração rejubilará com esse milagre, a minha alma engrandecerá ao Deus vivo, ao Deus verdadeiro, cantarei louvores de gratidão, gritarei ao mundo a divindade de Deus, abrirei a minha boca por onde andar para testemunhar desse milagre, darei flores a quem passar por mim, ajudarei alguém que precise...PUDEREI FAZER TANTAS, MAS TANTAS COISAS PARA DEMONSTRAR A MINHA GRATIDÃO A DEUS PELA REALIZAÇÃO DE UM MILAGRE! MAS SEI QUE DEUS, FICARÁ BEM MAIS FELIZ COM GESTOS, COM ATITUDES DA MINHA PARTE, QUE ME DEIAM ALEGRIA, QUE ME FAÇAM FELIZ, E COM CERTEZA SE ENTRISTECERÁ COM AQUELES QUE LHE DEMONSTRAM GRATIDÃO, SUJEITANDO-SE À DOR E AO SOFRIMENTO! Isso não faz sentido. Ele tira-nos, livra-nos de uma dor... e nós agradecemos-Lhe com outra dor?

Paulo tens razão, é triste vermos pessoas, igualmente Cristãs, a trocarem o louvor, o testemunho, a adoração, por gestos de dor e sofrimento! Para uns a porta é larga... para outros é estreita e serão poucos os que por lá passarão.

Desculpa Mary, mas esta é a minha opinião, tá? :D
Não nos zanguemos, pois Cristo disse-nos para nos amarmos uns aos outros, não foi? beijoca para ti da Flor

Para ti, Paulo, desculpa o "testamento", nem sei se me expliquei bem....

Que a paz do Senhor Jesus permaneca em ti

Bjo da Flor

Ana disse...

Para mim ser feliz é partilhar a minha vida contigo...
És a minha luz...

Contigo sinto que cheguei a casa,é aí o meu lar,é conforto, bem estar,

Para mim felicidade és tu:)
Ana