domingo, 17 de junho de 2007

Resposta ao desafio...


Em resposta ao desafio que me foi feito pela Flôr, do blog "O desabrochar de uma simples Flôr" , http://flor-odesabrochar.blogspot.com/ , vou revelar os livros que estou a ler no momento e os que li recentemente.
Em primeiro lugar, é inevitável mencionar a Bíblia Sagrada - é o livro que me acompanha há muitos anos e cuja leitura é sempre estimulante e enriquecedora. Cada leitura, implica uma descoberta de novos significados, sentidos, e um entendimento mais claro dos propósitos de Deus.«Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.» - Hebreus 4, 12


Recentemente, li um livro fascinante, ao qual penso voltar muitas vezes: "O Regresso do Filho Pródigo" de Henri Nouwen. Tenho publicado alguns trechos no meu blog:http://www.seguirjesus.blogspot.com/. O autor descreve assim a causa que deu origem ao livro:" Um encontro aparentemente insignificante com um cartaz em que se via em pormenor de O Regresso do Filho Pródigo de Rembrant, foi para mim o início de uma longa aventura espiritual que me levaria a entender melhor a minha vocação e a cobrar novas forças para viver. Os protagonistas desta aventura são: um quadro do século XVII e o seu autor, uma parábola do séc. I e o seu autor, e um homem do séc. XX à procura do sentido da vida.


Depois de ler este livro, senti necessidade de conhecer outras obras de Henri Nouwen. Neste momento, estou a ler "A Voz Íntima do Amor" -«que foi escrito quando a angústia rondava a porta do autor. O livro é uma espécie de diário onde Henri Nouwen extravasou sentimentos. Mais tarde, ajudou-o a perceber que esse tempo de desespero era o solo fértil para a renovação da esperança. Para os incontáveis homens e mulheres que têm de percorrer a via dolorosa de relações interrompidas ou que sofrem com a perda de uma pessoa amada, este livro, sobre a voz íntima do amor, oferece novo alento.»


"Viver é ser amado" - Henri Nouwen - «Um dia, Fred, um jovem jornalista do New York Times, procurou Henri Nouwen para uma entrevista. O encontro aconteceu, mas, mais importante que a notícia de jornal, foi a amizade que nasceu entre eles. Fred gostava de escrever, mas detestava o tipo de reportagem que fazia: 750 palavras... era o espaço que lhe davam, e mais nada, houvesse ou não razão para deixar o entrevistado falar à vontade. Henri sentiu-lhe a raiva a bailar nos olhos. Simpatizou com ele e ajudou-o a dar um novo rumo à vida. Fruto da amizade de ambos, este livro é também um companheiro e um amigo, para quem o lê.»

"O canto do pássaro" - Anthony Mello. É um conjunto de pequenos contos e parábolas que nos convidam à reflexão e à meditação. Já publiquei algumas neste blog e também no http://seguirjesus.blogspot.com/ «Um pássaro não canta por ter algo a dizer. Canta porque traz a melodia na garganta. As palavras do Mestre não são para ser entendidas, são para ser ouvidas com atenção meditativa, assim como se ouve o vento nas árvores, o marulhar do riacho e o «canto do pássaro».


«A Ditadura da beleza» - Augusto Cury. Atenção mulheres: leiam este livro!
«A bela Sarah sai do seu quarto a cambalear, com os longos cabelos revoltos, os olhos, fundos, o rosto pálido e a respiração entrecortada. A modelo de 16 anos apresenta-se abruptamente aos olhos da mãe, quase irreconhecível, desfalecendo nos seus braços. Aflita, a mãe chama uma ambulância e quando os paramédicos chegam, o coração de Sarah mal se sente, de tão fracos que são os seus batimentos. Sarah choca o mundo com a sua tentativa de suicídio. Apesar de parecer ter uma vida invejável, a jovem debate-se com um problema interior: a obsessão por atingir a beleza física perfeita. Elizabeth, editora de uma conceituada revista feminina, pede ajuda ao psiquiatra Marco Polo (protagonista de A Saga de Um Pensador) e o seu diagnóstico é bem preciso: Sarah, tal como milhares de mulheres e jovens em todo o mundo, sofre da síndrome do PIB – Padrão Inatingível de Beleza. Influenciadas pelo padrão doentio de beleza imposto pelos media, estas mulheres destroem a sua auto-estima e com isso a sua saúde mental e física. É uma autêntica epidemia da ditadura da beleza. Com milhões de livros vendidos no Brasil, Augusto Cury retrata neste novo livro o quotidiano das mulheres que sofrem em silêncio as consequências de uma cruel realidade do mundo moderno: a ditadura da beleza. Através de uma narrativa simples e ao mesmo tempo aliciante, o autor ajuda-nos a compreender que a beleza está nos olhos de quem vê e que cada ser humano é único no palco da existência.»

"O Mestre do Amor" - Augusto Cury. O livro que me faltava para completar a colecção "Análise da Inteligência de Cristo". Mais um livro fascinante, maravilhoso, que nos revela aspectos ímpares da personalidade de Jesus Cristo. «Neste livro, o autor investiga o cerne da mente de Jesus Cristo, principalmente nas suas últimas horas. Ficaremos surpreendidos, assombrados e, por vezes, choraremos ao penetrar nos pensamentos e nas reacções fascinantes que teve quando o seu coração estava a parar e o seu corpo, agonizando. Era de se esperar que dessa vez Ele não brilhasse na sua inteligência, que gritasse, fosse consumido pelo medo, derrotado pela ansiedade e reagisse por instinto como qualquer miserável às portas da morte. Mas ferido, Ele foi ainda mais extraordinário. O Mestre do Amor fez poesia no caos.»

Bem, agora tenho de passar o desafio a três amigos(as). Pode ser uma forma interessante de os conhecermos um pouco melhor. Lanço o desafio a:

1. a Arte das artes(H.K. Merton) - http://artedartes.blogspot.com/
2. Deus em Tudo e Sempre(Maria João) - http://deusemtudoesempre.blogspot.com/
3. por um mundo melhor(Sonia Farmaceutica) - http://blog-mundo-melhor.blogspot.com/

7 comentários:

H K Merton disse...

Olá, querido amigo Paulo, meu irmão do outro lado do Atlântico!

Interessante este desafio, sem dúvida. Acho que vou lançá-lo também no meu blog! Bem, então vamos lá:

No atual momento, acabei de começar a reler a Bíblia Sagrada na íntegra, como o grande romance cósmico que é, começando do Gênesis, e pretendo lê-la até o final, página por página. Eu só fiz isso uma vez, quando era ainda muito jovem, e depois disso passei a lê-la aleatoriamente, acompanhando a liturgia da Santa Missa ou abrindo-a esporadicamente, sem escolher a página, o que tantas vezes já me trouxe orientações diretas sobre o que fazer na minha vida, naquele exato momento.

Recentemente, acabei de reler, pela segunda vez, uma obra que eu considero particularmente interessante, que trata de uma investigação das aparições de Nossa Senhora ao redor do mundo e de diversos outros casos de milagres (fenômenos supranormais), além de tratar de assuntos relacionados ao vaticano, contar a história da vida de alguns santos, etc. O que mais me agrada neste livro é que ele foi escrito por um repórter cético norte americano, que se viu envolvido com um caso de ocorrência de uma aparição inexplicável, e, ao se aprofundar na reportagem investigativa, acabou deixando de ser cético. Fala detalhadamente sobre Fátima, Lourdes, Medjugorje e muitos outros casos. O título da obra é “Detetive de Milagres”, e o autor é Randall Sullivan. Eu contei um trecho desta obra naquele meu post que fala sobre a existência do Mal.

Atualmente estou lendo “A Mensagem Secreta de Jesus”, do Brian D McLaren, um pastor protestante mente aberta que sabe falar muito bem a linguagem cristã ecumênica, bem ao meu gosto. A parte mais interessante, ao meu ver, é o capítulo final, intitulado “Tramando a Bondade”, onde ele nos dá dicas e métodos bem interessantes para que possamos colocar em prática no aqui agora, na nossa rotina do dia-a-dia, os ensinamentos concretos de Jesus Cristo, como dar a outra face, não revidar e até rezar pelos que nos fazem o mal, não julgar, etc... Muito interessante do ponto de vista prático da vida cristã.

Estou lendo também um outro muitíssimo interessante, intitulado “A Linguagem de Deus”, do Francis S Collins, o cientista diretor do Projeto Genoma. Mais um cético que passou a crer em Deus, justamente durante esse processo do estudo aprofundado dos mistérios da ciência genética. O homem é uma sumidade no assunto, um dos maiores ícones das ciências exatas do mundo, hoje. E é um crente. Acho isso muito animador.

Estou lendo também uma coletânea de contos de James Joyce, “Dublinenses”, para ver se aprendo a escrever um pouquinho melhor.

Ah, e tem dois outros livros que eu leio e releio constantemente, quase todos os dias um pequeno trecho, um é o “Homem Algum é Uma Ilha”, e o outro “A Sabedoria do Deserto”, ambos do monge trapista Thomas Merton.

Grande abraço!

Anita disse...

Olá boa noite, vim conhecer o seu cantinho e gostei muito. Tomei nota de alguns livros que me podem ser úteis.
Vou voltar mais vezes.
Resto de um abençoado Domingo.
Beijinhos suaves.
Fique bem. Fique com Deus.
Anita (www.amorfraternal.blogspot.com)

sonia farmaceutica disse...

Paulo,
Desafio difícil o que me lançaste. Difícil porque são muitos os livros que fazem parte da minha vida mas tentei

bjs

Maria João disse...

OLá!

Obrigado pelo desafio. Será o meu próximo post. Só vou deixar mais algum tempo o actual, porque só o postei ontem.

E obrigado pela dica dos livros. :)

beijos em Cristo

A Flor disse...

Boooooom dia querido irmão...

a Paz de nosso Senhor Jesus Cristo...

Obrigado por aceitares o desafio que te fiz :))

Pelo que li, dos livros que nos aconselhas... só conhecia aquele que é o Livro por excelência... a Palavra do nosso Deus... A BÍBLIA SAGRADA.

Mas pelo "cheirinho doce" que nos deixas dos outros... guardarei as sujestões para quando me for possível.... "devorá-los" !! eeh

Vejo que a nossa irmã em Cristo, a Anita do amor fraternal te veio visitar... que bom... vejo que este teu cantinho acolhe cada vez mais visitantes.... gostei do comentário do hk merton.... :) Glória a Deus por ele estar a ler de novo a Bíblia depois de tantos anos!!! o Senhor, está feliz por isso! entendes não é? :))

Beijo cheio de sol e uma semana rica em bênçãos

Flor
(A seara é grande, e nós, ceifeiros do Senhor somos poucos...mas... o nosso trabalho é lançar a semente.... o resto... o Espirito Santo fará!!)

:))

A Flor disse...

Passei para reler o que dizes sobre os livros que nos aconselhas.


Abraço no amor de Jesus

Flor

Anita disse...

Olá Paulo boa noite. Venho agradecer a visita e dizer que a porta do meu cantinho está sempre aberta, volte quando quiser.
Resto de boa semana.
Beijinhos suaves.
Fique bem. Fique com Deus.
Anita (amor fraternal)