segunda-feira, 17 de novembro de 2008

A NÃO-AMIZADE

»Há homens que não assassinam fisicamente, mas são muito mais perversos que aqueles que o fazem, porque emporcalham e aniquilam a alma dos seus semelhantes.

Não há maior dor para um ser humano que sentir, ainda em vida, que o seu espírito está a ser destruído, aniquilado.

Podemos enfrentar dificuldades, habituarmo-nos a trabalhos duros, contentarmo-nos em viver modestamente, mas sentimo-nos mortos interiormente quando somos vítimas da maldade e da inimizade de alguém.

A perversidade instala-se no homem, nas relações entre os seres humanos, não nas coisas. A não-amizade utiliza a relação interpessoal, o relacionamento amigável, precisamente para aviltar, maltratar, depreciar, intimidar, dominar e escarnecer dos outros.

Pois a não-amizade não aceita a complexidade, a plenitude, a totalidade do ser humano. Conhece-as bem, mas finge ignorá-las precisamente para poder agredir o outro, para o fazer sofrer, realçando apenas o lado mais fraco, que ataca ostensivamente.
Porque a não-amizade vê o outro de um modo parcial, limitado: redu-lo, simplifica-o, empobrece-o. Identifica-o somente, usando os seus aspectos mais frágeis, mais negativos...

O não-amigo procura as nossas feridas para aumentá-las ainda mais.

A pessoa que é incapaz de experimentar a verdadeira amizade sente-se grande ao fazer que os outros se sintam pequenos.

Humilhar o outro é o acto mais perverso que um ser humano pode levar a cabo. É a expressão mais terrível da não-amizade.
Quando se humilha alguém, está-se a exprimir, em relação ao outro, aquela nossa faceta que queremos renegar.

Quem humilha, procura destruir, no outro, exactamente aqueles aspectos que também se encontram em si mesmo...» Valerio Albisetti, em "Ser Amigo ou ter Amigos?"

2 comentários:

MamaNunes disse...

Desu nos livre de nós mesmos...
Abraços meu amigo e mano!

Anónimo disse...

A Faculdade Teológica das Assembléias de Deus de São Paulo está oferecendo gratuitamente o curso Básico de Introdução à Psicanálise a todos aqueles que realizarem um de seus cursos online durante o mês de março e abril.

Ao fazer qualquer um de nossos Cursos Online, você ganha o curso Básico de Introdução à Psicanálise inteiramente GRÁTIS!

A Faculdade Teológica das Assembléias de Deus de São Paulo oferece mais de 90 cursos, realizados inteiramente pela internet. São cursos voltados à área da Teologia ou Psicanálise e que promovem um grande diferencial no currículo secular, como também, na àrea ministerial/eclesiástica.