quarta-feira, 11 de março de 2009

CORAGEM PARA COM A PRÓPRIA HUMANIDADE

«Aceitar a mim mesmo - do jeito que sou - é uma das coisas mais difíceis a exigir de mim. Para tanto é preciso humildade; e a humildade pede isto: descer aos abismos da minha alma, à escuridão, às minhas tendências agressivas, assassinas, sádicas, masoquistas. Quem é sincero consigo próprio sentirá esses abismos e tendências em si mesmo.

A humildade exige que eu desça a esse abismo, a esse meu desamparo. Isto é, por certo, a coisa mais difícil. Mas é exactamente isto que significa a mensagem cristã da humilitas, humildade: ter coragem de descer à sua humanidade.

Infelizmente, muitos cristãos que querem ser cristãos por inteiro tentam saltar esse caminho.
Na América se fala de bypassing espiritual, ou seja, de atalho espiritual. Quem age assim quer se edificar com belos pensamentos, sentimentos e ideais religiosos e, ao mesmo tempo, escapar da sua humanidade.»

(Anselm Grün, em "O pequeno livro da verdadeira felicidade")

2 comentários:

Viviana disse...

Paulo,

Gostei da frase:

"Humildade é ter coragem de descer á sua humanidade".

Para vivermos tranquilos e felizes, é preciso que continuamente lembremos que há em cada um de nós, coisas muito lindas e positivas; mas que há outras não tão lindas e positivas, mas pelo contrário...

Mas, essas últimas, das quais não gostamos nada, podem ser transformadas em lindas e belas, pelo poder e misericórdia de Deus., se nós lhe dermos espaço para Ele agir e guiar a nossa vida.

E isso é muito bom"!.

Um abraço

viviana

Anónimo disse...

A Faculdade Teológica das Assembléias de Deus de São Paulo está oferecendo gratuitamente o curso Básico de Introdução à Psicanálise a todos aqueles que realizarem um de seus cursos online durante o mês de março e abril.
Ao fazer qualquer um de nossos Cursos Online, você ganha o curso Básico de Introdução à Psicanálise inteiramente GRÁTIS!
A Faculdade Teológica das Assembléias de Deus de São Paulo oferece mais de 90 cursos, realizados inteiramente pela internet. São cursos voltados à área da Teologia ou Psicanálise e que promovem um grande diferencial no currículo secular, como também, na àrea ministerial/eclesiástica.