segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

QUEM NOS TRARÁ A PRIMAVERA?


«Por vezes, como disse Goethe, o nosso destino parece uma árvore de fruto no Inverno. Ninguém diria que aqueles ramos hão-de ficar verdes e florir de novo, mas temos confiança, nós sabemo-lo.»

Depois de cada Inverno, nunca sabemos os ramos que em nós voltarão a florir, nem quais teremos perdido para sempre.
Nunca sabemos a duração de cada Inverno em nós: no coração de alguns parece durar eternamente.

Perguntamos: quem nos trará a Primavera? Quem nos devolverá a inocência dos pássaros e a frescura das manhãs?

É preciso gritar e deixar que a violência do grito rebente no coração, como as trovoadas rebentam na terra as águas de Maio.
É preciso essa dor de nos deixarmos abrir, não ceder à tentação da fuga.
Fechados, tornamo-nos estranhos a nós próprios, enlouquecidos e sós, perdemo-nos profundamente, morremos devagar.
É pelos outros que nos conhecemos e encontramos.
Construímo-nos em relação, num diálogo marcado pelo amor, pela dádiva, pela tarefa de realizar um projecto de vida em que o outro se constitua como referencial absoluto.

O amor é um acto de fé. Torna-nos vulneráveis e expostos, abre fendas por onde podem penetrar o sofrimento e a dor, ou o calor que traga de novo a Primavera ao nosso destino para que se cumpra, para que de novo a árvore rebente e floresça, para que cada fruto estale e o sumo inunde a boca que o tocar.»

Henrique Manuel, em "Mas há Sinais"

2 comentários:

Raquel do Carmo disse...

Tem horas que em certas situações acreditamos que nunca mais veremos a primavera. Sentimos somente o frio e a tristeza das paisagens do inverno. Mas através da fé, sentimos em nosso íntimo essa confiança de que a primavera virá e com ela novos ramos e novos frutos. Lindo Texto! Obrigada por partinhar conosco.

Angella Reis disse...

Magnífico texto...

Apaixonei-me por tudo aqui. =)

Que venham as primaveras e que amor floresça sempre em nossos corações. Que todas as tempestades com a qual nos deparamos nos invernos da vida sirva-nos como aprendizado, que nos tornes mais belos, fortificados pela semente do amor e da fé. Por que só quem soube da sombra pode verdadeiramente saber o que é a luz!!

bjos na alma