sexta-feira, 18 de maio de 2007

Amizade


Amigos são aqueles com quem podemos viver sem máscaras, porque não tememos ser rejeitados. Amigo é aquele que te conhece por dentro e, mesmo assim, continua teu amigo. O vosso relacionamento extrapolou a fase dos possíveis desapontamentos e condições para a manutenção da amizade. A Bíblia diz que "há amigo mais chegado que um irmão". A ami­zade é o espaço privilegiado do crescimento pessoal, pois "Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro". E não te esqueças, "fer­ro com ferro" implica atrito, e todo o atrito aquece e faz faísca. Por isso, amigos que não se estranham, que não de­batem pontos de vista divergentes, que não se questionam mutuamente, na verdade, não são amigos. "Melhor é a repreensão feita abertamente do que o amor oculto", isto é, a amizade que sobrevive às custas da omis­são reflecte um amor de pouco valor.


Um amigo de verdade não é alguém que pode resolver todos os teus problemas ou tem respostas para todas as perguntas. Também não é alguém que vai embora quando não há nenhuma solução ou resposta, mas fica contigo, permanece fiel. Muitas vezes, quem nos dá maior conforto não é a pessoa que diz: "Faz isso, diz aquilo, vá lá"; mas quem, mesmo se não há nenhum bom conselho para dar, afirma: "Não importa o que acontecer, eu sou teu amigo; tu podes contar comigo". Quanto mais velho te tornas, mais descobres que tua alegria e felicidade dependem de tais amizades. O grande segredo da vida é que o sofrimento frequentemente pa­rece ser tão insuportável que pode tornar-se, na compaixão, uma fonte de vida e esperança novas. A amizade é um dos maiores dons que um ser humano pode receber. É um vínculo que ultrapassa objectivos, interesses ou histórias em comum. É um vínculo mais for­te do que aquele que a união sexual pode criar, mais profundo do que o que um destino partilhado pode solidificar, e ainda pode ser mais íntimo que os laços do matrimónio ou da comunidade. A ami­zade é estar com o outro na alegria e na tristeza, mesmo quando não podemos aumentar a alegria e diminuir a tristeza. É uma união de almas que confere nobreza e sinceridade ao amor, fazendo a vida brilhar intensamente. Abençoados são aqueles que dão a vida pelos amigos.


Autor desconhecido

7 comentários:

A Flor disse...

Amigos, são pedras preciosas que adornam o nosso caminho.

Amigo é aquele que diz o que pensa, tendo o cuidado de não ferir o outro.

Boa noite e que Deus vele pelo teu sono, meu irmão e meu amigo. :D

Flor

Vladimir disse...

a verdade, a franqueza e a frontalidade acima de tudo.....

Anónimo disse...

A amizade, a verdadeira, é de facto uma das melhores coisas do mundo.
Gosta-se simplesmente do outro... Por vezes desde a infãncia, são amigos que se mantêm ao longo da vida.
Mesmo que estejamos perto ou longe, presentes ou não, a simples manifestação de carinho e atenção, pode até ser só através de uma mensagem ou um email, trazem cargas de energia positiva ao nosso dia.
Tu além de meu amigo és o grande amor da minha vida...
Ana

A Flor disse...

Tão lindo... penso que a Ana seja a tua esposa... que bonita e simples forma de dizer que te ama! Parabéns aos dois pelo vosso amor e que Deus ricamente vos abençoe. :D

Flor

Ana, é um prazer conhecer-te :D

Tudo de bom para vocês

Paulo Costa disse...

Sim, Flôr, a Ana é a minha esposa. Ela é uma mulher maravilhosa, fabulosa! É uma companheira sensível, meiga, terna, amiga... Trata-me como um principe e ama-me com um amor que me enternece e conquista todos os dias. É uma benção de Deus!
Neste blog tenho alguns poemas e textos que lhe são dedicados.

Marlene Maravilha disse...

Lindo texto!
"Amigos são como o sol, não precisam aparecer todos os dias para sabermos que eles existem." Esta frase não é minha, mas outro dia ganhei como dedicatória num livro e amei.
Um beijo grande para a Ana!
Deus abençoe!
abraços da amiga,

Sol da manhã disse...

Que bela reflexão!
Obrigado por ma teres indicado!
Abraço fraternal!