sexta-feira, 28 de novembro de 2008

AMAR EM FRATERNIDADE


«Que significa amar?
Amar um ser é esperar nele para sempre.
Amar um ser é não o julgar; julgar um ser é identificá-lo com aquilo que dele se conhece. «Agora, conheço-te. Agora julgo-te. Sei aquilo que vales»... Isto representa matar um ser.
Amar um ser é esperar sempre dele algo de novo, algo de melhor.

O que é uma Fraternidade?
É um ambiente onde, graças aos outros, se é mais igual a si próprio, onde se tem necessidade dos outros para se ser autêntico.
Porque os outros esperam algo de nós, acreditam em nós, confiam em nós, atrevemo-nos a mostrar-nos tão bondosos, tão suaves, tão humildes, simples, serviçais e generosos como eles nos incitam a ser.

E nós? Sentimos necessidade de ser vários para sermos nós próprios?
Quando te sentes mais tu mesmo? Quando estás sozinho a remoer as tuas queixas, a ruminar a tua amargura? Ou quando deparaste com uma fraternidade, alguns amigos junto dos quais és muito mais tu mesmo?
Porque eles te estimam e têm confiança em ti e desse modo tu consegues revelar-te tão bondoso, tão delicado, tão generoso e tão alegre quanto de ti depende, tudo aquilo que os outros te impedem habitualmente de ser, porque não acreditam em ti...»

(Louis Evely, em "Fraternidade e Evangelho")

4 comentários:

Vivian disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vivian disse...

...aí entra a confirmação
de somos todos um.

quando entendemos isso,
a vida passa a ter
mais sentido, e começamos
então, a amar o próximo
como a nós mesmos.

obrigada, Paulo
pelo carinho das
palavras lá em casa.

volte sempre que quiser,
e serás bem-vindo.

ps) aqui também é um belíssimo
recanto de paz.

muahhhhhh

Viviana disse...

Paulo, meu bom irmão e amigo,

Desejo de todo o coração que tudo esteja bem consigo e com a sua família.

Nesta noite chuvosa e fria do último dia do mês de Novembro, tive o grato prazer de ler, calmamente, tranquilamente, todos os seus textos editados a partir do dia 15 deste mês, altura da minha última visita.

Todos eles ricos e proveitosos de ensinamentos, visando aspectos fundamentais da nossa vivência diária.

Como estou com uma enorme dôr de cabeça...não tenho condições para comentar como eu desejaria cada post.

È raro ter dores de cabeça, mas quando as tenho... são fortes.

Irei procurar passar por aqui logo que tenha ma oportunidade, se Deus mo permitir, e então farei os comentários.

Aproveito para reafirmar a minha amizade e amor cristão, bem como o desejo de que o nosso Deus e Pai, o continue a abençoar e a usar, como vaso precioso na divulgação e anuncio do seu Eterno e Maravilhoso Amor para com todos.

Um abraço

Viviana

Anónimo disse...

A Faculdade Teológica das Assembléias de Deus de São Paulo está oferecendo gratuitamente o curso Básico de Introdução à Psicanálise a todos aqueles que realizarem um de seus cursos online durante o mês de março e abril.

Ao fazer qualquer um de nossos Cursos Online, você ganha o curso Básico de Introdução à Psicanálise inteiramente GRÁTIS!

A Faculdade Teológica das Assembléias de Deus de São Paulo oferece mais de 90 cursos, realizados inteiramente pela internet. São cursos voltados à área da Teologia ou Psicanálise e que promovem um grande diferencial no currículo secular, como também, na àrea ministerial/eclesiástica.