segunda-feira, 19 de novembro de 2007

A Inveja começa nos olhos



«A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas!» - Mateus 6; 22, 23

"Inveja é precisamente isto: uma doença dos olhos, uma perturbação dos seus movimentos (do latim invidere), que faz com que eles contemplem as coisas boas que o outro tem e que, ao voltar de sua viagem pela abundância do outro; destruam com desprezo todas as boas coisas que lhes são dadas. E eles ficam incapazes de ver com prazer aquilo que possuem." (Rubem Alves - Um mundo num grão de areia - Verus Editora)

A Inveja e o Progresso

"Os especialistas sabem que, se não tivermos inveja, se encontrarmos felicidade nas coisas que possuímos, seremos mais felizes e, por isso, trabalharemos menos e compraremos menos. O que é mau para o progresso. Por isso, é preciso que os nossos olhos fiquem doentes, que eles dancem a dança terrível que vai do que o outro tem e àquilo que temos. É preciso que sejamos infelizes. Quem tem inveja trabalha mais". (Rubem Alves - Um mundo num grão de areia - Verus Editora).




3 comentários:

Alice disse...

Sempre me sacio quando venho aqui !...a comida é muito boa !!!
bjus para ti.

Constança disse...

A inveja provém, na maior parte das vezes, de uma satifasção interior incosciente...Assim, quando os nossos olhos encontram satisfação na vida dos outros têm tendência para invejar quer o seu sucesso profissional, amoroso e até mesmo familiar.
Bjs, bom fim de semana

Anónimo disse...

“a inveja é como os olhos... se ofusca com tudo o que tem brilho”.